Selecionamos alguns longas-metragens, de casos reais a comédias, para assistir, aproveitar e aprender um pouco mais sobre o universo jornalístico
Reportagem: Gabriele Marques
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves
Os filmes são capazes de retratar diversas situações, momentos e profissões do cotidiano, e não é diferente com o jornalismo. Ao decorrer dos anos, essas produções cinematográficas foram ganhando cada vez mais visibilidade tanto nas telas de cinema quanto nas televisões de casa. Porém, além de proporcionarem momentos de diversão, esses longas também conseguem proporcionar diversos ensinamentos sobre o universo do jornalismo. Por isso, listamos sete filmes, que vão desde casos reais a comédias românticas, que envolvem a temática. Confira, a seguir, quais são eles:
Veja também a conversa de Isabela Boscov sobre crítica de cinema e TV com os estudantes da FIAM-FAAM
1. Todos os Homens do Presidente (1976) – Apple TV
Nesse longa de suspense político, os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein do Jornal The Washington Post, investigam o escândalo de Watergate, evento que acarretou a renúncia do presidente norte-americano Richard Nixon. Nesse filme, é mostrado como o jornalismo investigativo possui papel essencial na busca pela verdade e fiscalização do poder, além de ressaltar a importância dos valores éticos jornalísticos durante a análise de fatos e informações.
2. Como Perder um Homem em 10 Dias (2003) – Globoplay
“Como Perder um Homem em 10 dias” é um dos clássicos dos anos 2000. Na trama, Andie é jornalista e trabalha em uma revista feminina; certo dia, recebe o desafio de produzir uma matéria que deve ensinar como conquistar e perder um homem em dez dias. Em contrapartida, Ben, um publicitário, faz uma aposta com seu chefe, que ele seria capaz de fazer qualquer mulher se apaixonar por ele em apenas dez dias. De maneira leve e engraçada, o roteiro se desenrola e proporciona uma visão ampla de como acontece o processo produtivo de uma reportagem.
3. O Abutre (2014) – HBO Max
No filme “O Abutre” é apresentada uma perspectiva mais sombria do jornalismo, colocando à prova questões éticas, profissionais e humanas. O longa-metragem relata a história de Louis Bloom, um jovem desempregado que está em busca de oportunidades. Após conseguir fotos exclusivas de um crime, ele começa a se aventurar pelo jornalismo criminal independente. Essa produção é uma crítica ao jornalismo sensacionalista, além de proporcionar o seguinte questionamento: “Até onde alguém é capaz de chegar para alcançar o sucesso?”.
4. Cidadão Kane (1941) – HBO Max
Produzido pelo diretor Orson Welles, “Cidadão Kane” é um dos clássicos mais aclamados do universo cinematográfico que envolve a temática jornalística. O filme conta a história de Charles Foster Kane, um magnata da imprensa, numa sequência de “flashbacks”. Ao decorrer da trama, um jornalista inicia série de entrevistas, com pessoas do passado de Charles, para descobrir o significado da palavra Kane – rosebud – e, assim, entender o motivo de tanto mistério. Essa é a escolha ideal para aqueles que desejam melhorar suas habilidades de entrevista e apuração de dados.
5. De Repente 30 (2004) – Netflix
Outro hit dos anos 2000 é “De Repente 30”, uma comédia romântica que ganhou o coração de muitos adolescentes. Jenna Rink está passando pelos dilemas da juventude, e em seu aniversário, deseja ter 30 anos, pois essa é a “Idade do Sucesso”. No dia seguinte, ela descobre que seu desejo foi realizado, e agora é a editora da revista Poise. Durante a trajetória da personagem, é possível observar sua mudança de pensamento em relação às pautas da revista feminina e como isso afeta seu lado pessoal.
6. Spotlight – Segredos Revelados (2015) – Paramount+
Esse é um drama baseado em fatos reais, o qual relata a investigação jornalística da equipe do jornal The Boston Globe, sobre casos de abuso sexual que aconteceram em uma Igreja Católica em Boston, nos Estados Unidos. Spotlight – Segredos Revelados ressalta a influência que os jornalistas e o jornalismo investigativo podem ter na busca pela justiça e verdade. A trama ainda apresenta, de forma detalhada, o comportamento da equipe de reportagem em relação ao caso, o que possibilitou a exposição do crime.
7. O Diabo Veste Prada (2006) – Star+
Por fim, o filme “O Diabo Veste Prada” é o preferido de muitos, principalmente dos apaixonados por jornalismo de moda. Por meio dos personagens Andy, Miranda Priestly, Emily e Nigel, é possível ver, na prática, como funciona a redação de uma revista, além do frequente dilema: dramas pessoais versus ambiente de trabalho.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM