pexels-george-milton-6953824

Estudantes participam da oficina “como fazer uma boa entrevista” com jornalista Victor Santos

Evento ocorreu durante a primeira edição do Summit Indústria Criativa Level Up em 24 de outubro

Reportagem: Clara Garcez [1]

Supervisão: Professores Gean Gonçalves e Sofia Franco [2]

No dia 24 de outubro, o professor Vinícius Mendes e o jornalista Victor Santos promoveram uma roda de discussão sobre entrevistas, um dos pilares do jornalismo. Com a participação de alunos de diferentes semestres do curso de Jornalismo, a experiência trouxe novas perspectivas sobre a prática de entrevistas e dicas valiosas para a sua realização.  

Os palestrantes trouxeram alguns quesitos teóricos sobre a temática, como a função das entrevistas dentro do Jornalismo, as etapas necessárias para criar uma boa conversa com o entrevistado e recomendações de bibliografias e programas de vídeo e podcasts com boas entrevistas. No entanto, mais do que baseadas na teoria, as dicas dadas por Vinícius e Victor vieram da ampla experiência de ambos nesse campo. De acordo com o professor, mais do que saber usar as ferramentas práticas, é necessário saber ter uma postura adequada durante as entrevistas.  

Professor de Jornalismo Vinicius Mendes. Reprodução/LinkedIn.
Jornalista Victor Santos. Reprodução/LinkedIn.

Victor Santos, convidado a participar desta ação, já passou pelas revistas Brasileiros e Poder e pelo portal Catraca Livre, além de ter experiência com produção e roteirização de podcasts. Atualmente, ele é gestor de redes sociais da Microsoft Brasil. O professor Vinícius Mendes conta com passagens pelo grupo Bandeirantes, onde cobriu a área de esportes, na Revista Calle2, onde entrevistou personalidades como Dilma Rousseff e Lucía Topolansky e pelo Canal UM BRASIL, atuando como apresentador e entrevistador.  

Os estudantes presentes também participaram ativamente da oficina, compartilhando de suas próprias experiências, comentando as falas dos palestrantes e sanando suas dúvidas sobre a realização de entrevistas, fazendo da experiência uma troca valiosa. Segundo Vinícius, é importante realizar esse tipo de oficina periodicamente a fim de garantir que os discentes não cheguem à fase final do curso sem essa habilidade:  “os melhores profissionais são os que sabem fazer boas entrevistas”.

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiários AICOM   

[2] Professores do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisores de estágios AICOM