Em estudo sobre movimentos sociais racionalizados, convidado Michel Gomes da Rocha tratou da percepção e mobilização de negros que viviam em Los Angeles
No dia 31 de outubro, o NERA (Núcleo de Estudos Étnicos-Raciais) registrou um segundo encontro sobre movimentos sociais racializados. O convidado foi o historiador Michel Gomes da Rocha que estuda a percepção e mobilização de atores políticos negros que viviam na cidade de Los Angeles – Califórnia, quanto às políticas públicas que afetam diretamente suas vidas, durante o governo republicano de Ronald Reagan nos Estados Unidos (1981-1988).
O encontro via plataforma Zoom teve a mediação foi do professor da Escola de Negócios da FMU, Kaique Matias de Andrade Roberto, que é doutor em matemática pela USP. Em sua condução, Roberto permitiu que ao final da palestra fossem feitas algumas perguntas para o historiador.
Uma delas questionou quanto tempo Rocha levou para realizar a pesquisa. Ele informou que durante seu mestrado, sete anos atrás, ficou muito interessado na história dos afro-americanos em Los Angeles. Revelou que sua maior dificuldade foi encontrar fontes e bibliografia suficiente para dar conta de uma realidade que ele não chegou a presenciar. A solução foram os arquivos digitais, de jornais de Los Angeles, e uma intensa pesquisa sobre o assunto.
O historiador prosseguiu a palestra explicando o interesse excepcional na criação e implementação de políticas neoliberais frente a um movimento de afro-americanos que reivindicava mais políticas de renda, educação e saúde, como forma de reverter suas condições de vida naquele momento. Michael comentou que uma fonte do trabalho também foi a representação dessa realidade no cinema da época.
A pesquisa foi publicada como tese de doutorado na Universidade de São Paulo em 2022 e está disponível na biblioteca digital da USP.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiário AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM