Renato Mineiro

Perfil: Renato Mineiro

Professor de Relações Públicas – FMU/FIAAM FAAM

Por: Analice Lima [1]

Revisado por: Guilherme Augusto de Lima Faria [2]

Edição por: Cláudia Lima de Oliveira [3]

Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

“Nasci em São Paulo, apesar de acharem que sou mineiro, pelo meu sobrenome”, diz o professor de Relações Públicas, Renato Mendes Mineiro, que reside na zona leste de São Paulo desde seu nascimento.

Sua inspiração para lecionar vem desde seus anos escolares no ensino fundamental, com suas experiências em grupos de estudos. “Eu sempre gostei de ensinar. De forma particular, sempre gostei de matemática e na hora dos estudos eu era como um professor. Eu era aluno, mas ensinava o pessoal”, relata o docente.

Sua primeira experiência profissional foi como técnico em eletrônica na empresa Noritsu Brasil (Vendas, serviços de suporte de imagens fotográficas). Era instrutor de treinamentos, ensinava aos clientes como usar as máquinas e a equipe técnica a realizar a manutenção desses equipamentos, ficando na empresa por dezoito anos, de 1996 a 2014. Nesse período vivenciou diversas experiências e construiu sua carreira acadêmica.

Iniciou a graduação de Engenharia na Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, mas permaneceu apenas dois anos e meio, pois devido a muitas viagens à trabalho não conseguiu dar continuidade na graduação. O docente decidiu voltar a estudar posteriormente, mas em vez de voltar para seguir no curso de Engenharia foi atrás do que realmente gostava. “Quer saber? Vou fazer uma coisa que eu gosto!”, relata Renato, sobre decidir ingressar no curso de Matemática na Universidade Bandeirante de São Paulo.

Sua primeira experiência como professor foi lecionando no ensino médio, na EE Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr. “Confesso que o início da carreira foi decepcionante”, conta Renato. Ele narra sua frustração, pois notava a falta de interesse dos alunos nos estudos, quando lecionou no período noturno.

Durante o período de formação, uma das maiores dificuldades foi finalizar o curso. Quando iniciou a graduação informou à organização em que trabalhava, e a mesma aparentemente não gostou da notícia. Foi informado de que seria necessário voltar a realizar viagens pela firma, mas ele acreditou que como estava há dois anos sem realizar viagens teria estabilidade para iniciar os estudos, porem infelizmente se deparou com essa situação.

O docente não desistiu e contou com o apoio da esposa, que o incentivava a dar continuidade nos estudos. Renato conta que foi ao estabelecimento decidido a dizer que continuaria estudando e que também gostaria de continuar trabalhando na empresa. A situação teve um final feliz, pois permaneceu por mais 15 anos na empresa.

Com o término da graduação, o docente deu início ao mestrado em Educação Matemática, também pela Universidade Bandeirante de São Paulo, ainda trabalhando na mesma empresa. “Eu sei que talvez, eu tinha dado um passo correto em falar com a empresa, eu não vou parar de estudar”, diz Renato, relembrando essa vivência.

Após o mestrado, um colega que trabalhava como professor no ensino médio em uma escola pública, o chamou para dar aula na FIAM FAAM, em 2011, onde ministra para os cursos de Administração, Gestão e Tecnologia, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Gestão Financeira, dentro da grade da área de negócios.

Com uma rotina extensa e corrida, atuando como professor na FIAM FAAM, e no ensino médio, além de trabalhar na empresa, o docente decidiu parar de dar aulas no ensino médio. “Eu fico brincando sobre aquela série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, em que o pai dele tinha dois empregos. Eu tinha três, aí não dava pra ter três”, brinca Renato.

Em 2014 foi dispensado da empresa e passou a dedicar-se à área acadêmica. No meio de 2015, iniciou seu doutorado também em Educação Matemática, pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

A pandemia do Coronavírus foi um pouco intimidante para o professor, apesar dos momentos tristes e preocupantes, o docente buscou olhar com positividade a situação. A adaptação aos poucos com o formato online foi muito propícia para o uso de suportes como o Excel e a facilidade do uso de equipamentos individuais, como os computadores. O formato online está sendo uma boa experiência pois os alunos conseguem usar suas próprias ferramentas em casa e assim alunos e professores podem desenvolver juntos o aprendizado.

O docente nos revelou alguns de seus hobbies, dentre eles ressalta seu interesse por astronomia, robótica e programação, além de gostar por correr. Já participou de maratonas e da São Silvestre. “Uma forma de envelhecer saudável”, diz Renato.

O professor Renato incentiva os alunos a se dedicarem aos estudos e à educação, pois acredita que através dela, existe a capacidade de transformação. O docente finaliza nossa conversa citando uma frase de Paulo Freire: “A educação não transforma o mundo, a educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo”.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM – FAAM, estagiário AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM – FAAM,  estagiário AICOM.

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM – FAAM, estagiária AICOM.

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[5] Professora e coordenadora dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.