A entrevista feita com o professor Marcelo Henrique Souza Rodrigues, onde conversamos sobre a disciplina TCC I, que ele leciona para o curso de Relações Públicas.
Por: Larissa da Silva Goes Barreto[1]
Revisado por: Victor Barrelo A. Ferreira [2]
Edição por: Tamires Ramos de Souza [3]
Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
Qual a importância da disciplina TCC I em Relações Públicas para a formação dos alunos?
O TCC é um momento importante na trajetória acadêmica de qualquer estudante, ele materializa a produção discente em torno do conhecimento adquirido ao longo de toda a graduação e simboliza a concretização de uma etapa crucial no ritual estudantil: a conclusão do curso universitário.
É neste cenário que a disciplina TCC I surge no 7° semestre de Relações Públicas, para auxiliar o aluno a compreender as estruturas possíveis, os caminhos metodológicos existentes e de que formar retomar os conteúdos de aula e aplicar às necessidades do trabalho. A meta é conseguir desenvolver pelo menos metade do trabalho neste semestre.
Qual a importância da disciplina para o curso de Relações Públicas?
Para o curso, a disciplina é de extrema relevância, pois permite organizar metodologicamente a distribuição das tarefas discentes ao longo do percurso de um ano. Jornada considerada adequada para uma atividade de conclusão de curso, além de proporcionar a oportunidade ao aluno de avaliar criticamente o cenário de estudo, seja desenvolvendo uma Monografia ou um Projeto Experimental, e aplicar o seu ponto de vista, sendo acadêmico ou estratégico. Na discussão proposta ou no plano de ação a ser construído. O produto final desenvolvido é também uma oportunidade para que o aluno se desenvolva.
A disciplina TCC em Relações Públicas é dividida em duas partes? Por que isso ocorre?
Sim, temos TCC I no 7º semestre e TCC II no 8º semestre. Isso ocorre para que o aluno possa usufruir da melhor forma possível do tempo disponível e proposto para realização do trabalho. Tudo isso para que no final da disciplina TCC II o trabalho seja entregue digitalmente aos avaliadores em condições de ser apresentado à banca pública, momento de exposição oral do projeto.
O que pode ser aprendido nessa primeira etapa da disciplina?
O primeiro passo é compreender a diferença metodológica entre o desenvolvimento de uma monografia (pesquisa científica embasada na reflexão crítica e com fundamentação acadêmica a partir de um objeto de estudo realizada individualmente) e de um projeto experimental (desenvolvimento de um planejamento estratégico de Relações Públicas para uma empresa real, podendo ser feito em grupo ou individualmente), para que o aluno decida o modelo que seguirá como formato do seu TCC. Após essa definição, o aluno dá início à produção do trabalho conforme as orientações do docente que conduz a disciplina como orientador do trabalho no 7º semestre, intercalando sempre aulas com conteúdo e orientações individuais. É importante destacar que só pode optar pela modalidade monografia o aluno que tiver desenvolvido e concluído a IC (Iniciação Científica) antes de chegar ao sétimo semestre.
Quais são os seus conselhos para desenvolver um TCC bem elaborado?
Para todos, é que você não vai fazer seu TCC em uma semana ou em uma madrugada. É um trabalho que exige dedicação de uma forma muito diferente das atividades ao longo do curso, a produção é constante e o TCC vai tomando forma à medida que cada parte é construída e elas vão se complementando.
Para quem tem intenção em fazer monografia, pratique a leitura, seja ela literatura ou conteúdo técnico, busque referências acadêmicas na área de comunicação, guarde os conteúdos de aula e produza conteúdos.
Para quem pretende desenvolver um projeto experimental, é fundamental ter uma boa composição de grupo para o sucesso do trabalho. O alinhamento de expectativa entre os integrantes do grupo é essencial para que se estabeleça a dinâmica de trabalho, o ritmo de produção, a expectativa do que se quer atingir no final. Sempre questiono os grupos, vocês querem um trabalho nota 10 (que poderão usar como portfólio para se apresentar no mercado) ou na média obrigatória para ser aprovado e se livrar logo? Isso diz muito sobre o ritmo de produção e dá o tom de como será o resultado final.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editora
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM