LinkedIn como ferramenta de construção de carreira foi tema de palestra do FMU Carreiras e Internacionalização

Por Cleide Silva de Carvalho [1]

Revisão por Breno de Araujo Silva [2]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

A tarde de 17 de março proporcionou aos estudantes do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM mais uma ótima oportunidade para ampliar conhecimentos e, assim, torná-los ainda mais protagonistas de sua trajetória profissional. A palestra com tema “Como usar o LinkedIn como Ferramenta de Construção de Carreira” teve como mediadora a coordenadora do setor de Carreiras e Internacionalização, professora Regina Pires, apoiada pela equipe do Carreiras, representada por Natalia Peres e a convidada especial, Raquel Belém, diretora de Contas do LinkedIn.

Belém, que é graduada em jornalismo e tem MBA em gestão de Marketing Internacional, é especialista em planejamento estratégico, marca empreendedora, marketing digital e contabiliza mais de 12 anos atuando profissionalmente nas áreas de comunicação, marketing, vendas e áreas correlatas. É voluntária em projetos sociais voltados para igualdade racional, diversidade e inclusão no mercado de trabalho, e hoje está à frente do cargo de diretora de contas da rede LinkedIn

A missão do LinkedIn, segundo Belém, é a conexão de profissionais com oportunidades. Sejam conexões para o primeiro emprego, empreendedorismo ou de transições profissionais.

Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar de perfis ativos na rede, com 53 milhões de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China. No geral, a rede que tem origem americana, soma mais de 800 milhões de perfis ativos.

Uma das dicas compartilhadas por Belém diz respeito ao uso adequado da foto de perfil. Parece simples, não é? Mas requer alguns cuidados. Raquel sugere o uso de foto com enquadramento de perfil, da cintura para cima, com roupas mais profissionais, com fundo – de preferência, mas não obrigatório – neutro. Então, atenção para não ficar em segundo plano. Ela explica que o cenário não pode chamar mais atenção que o usuário, o rosto deve ser o foco da imagem.

O uso adequado de título na busca de vaga, as conexões com os demais perfis, a descrição das qualificações dos usuários, estão entre as dicas que Belém compartilhou com a audiência de mais de 800 estudantes e ouvintes que acompanharam o evento, simultaneamente.

Questionada sobre a possibilidade de ter um perfil campeão e diferenciado na rede, do dia para noite, Belém respondeu sem rodeios:

“Não existe [risos]. A construção do perfil no LinkedIn você vai construir com o tempo.  Você vai criar o seu perfil, preencher suas informações de carreira. E aí, depois, você começa a construir esse ‘perfil campeão’, à medida que vai adicionando pessoas, seguindo empresas, seguindo influenciadores, compartilhando conteúdo”, responde e segue:

“Então, o que você começar a apontar hoje no LinkedIn, claro que algumas coisas você vai colher a curto prazo, pode ser que uma oportunidade de estágio, uma oportunidade de trabalho. Mas você vai colher muita coisa a médio e longo prazo”. E não é só, “o seu o perfil vai se tornar cada vez mais campeão, cada vez mais diferenciado, de acordo com o que você compartilha de conteúdo, interage com o conteúdo dos demais, de acordo com as pessoas que você conecta.  A verdadeira riqueza no LinkedIn acontece nos bastidores”, disse.

Ao se referir aos “bastidores”, Belém se refere às mensagens que são trocadas em ambiente particular, as conhecidas mensagens privadas. De acordo com ela, é nesse ambiente que as conexões costumam fluir, uma vez que, possíveis convites para entrevistas, eventos, para prestação de serviço, são enviados no particular. Ela recorda que, o contato da Instituição com ela foi por meio deste ambiente de “bastidor”.

Outra dica importante aos estudantes, foi o uso da rede como portifólio para divulgação de trabalhos acadêmicos. Compartilhar os trabalhos desenvolvidos durante a graduação pode contribuir para melhorar o alcance dos perfis e auxiliar na divulgação das competências dos usuários.  Belém disse que sabe que bons trabalhos são executados durante a jornada acadêmica, mas pouco desse material é compartilhado na rede.

Raquel encerrou sua palestra agradecendo a oportunidade do encontro, desejando sucesso profissional aos estudantes e deixou um aconselhamento pontual:

“Você é o protagonista da sua carreira. Só depende de você, vai lá e conquista”, finaliza.

Aos interessados em acessar as demais dicas compartilhadas pela palestrante, a gravação do evento está disponível em https://bit.ly/3ulFb6u ou direto no canal do Centro Universitário FMU, no YouTube.

O setor de Carreiras e Internacionalização proporciona aos estudantes da Centro Universitário FMU FIAM -FAAM eventos com foco no desenvolvimento profissional e pessoal, contribuindo com a formação de profissionais mais competitivos e qualificados para o mercado de trabalho.

Acompanhe os canais oficinais e fique por dentro dos próximos eventos.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editora

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM