O NERD está ON!! Voltamos à ativa!

O Núcleo de Estudos das Redes Digitais retoma suas atividades neste primeiro semestre de 2022

Por: Ana Beatriz Alves [1]

Professor Supervisor: Wiliam Pianco [2]

Para quem ainda não está antenado,  o Núcleo de Estudos das Redes Digitais (NERD) acolhe alunos dos cursos de comunicação todos os semestres e desenvolve habilidades para quem procura ingressar no mundo da tecnologia e informação, nele, discentes e docentes se reúnem para investigar os impactos positivos e negativos do uso das redes pela sociedade.

As Redes Digitais é uma área que vem sendo escolhida por muitos, seu crescimento é inevitável, principalmente no âmbito comunicativo. A ideia do projeto surgiu no ano de 2018, estruturado pela coordenação.

O professor Benedito Moraes, um dos moderadores do NERD, em entrevista à reportagem, diz que a retomada dos encontros e atividades do núcleo que ocorrem desde 2020 são importantes, já que as Redes Digitais estão mais consolidadas na sociedade global.

“É pelas Redes Digitais que as pessoas conectam sentidos, emoções, comportamentos, assim como têm contato com lançamentos da tecnologia, que facilitam e promovem novas idéias, produtos e serviços”, disse Moraes.

A proposta principal para o ano de 2022 é que os estudantes possam realizar debates sobre o uso das tecnologias, Internet, Inteligência Artificial e o comportamento diante desses usos. E também, publicar artigos em revistas, jornais, congressos, seminários e etc. Para que assim, levem suas ideias até outros alunos e instituições, pois promover e participar de eventos que englobam desde redes sociais, games e até avanços em novas inteligências, são temáticas interessantes para acadêmicos, cientistas e pesquisadores.

Para André Morel, aluno do 3° semestre do curso de Jornalismo, e integrante do NERD desde o segundo semestre de 2021, o projeto abre caminhos para que os estudantes possam entender melhor o impacto do mundo digital na vida, de forma mais abrangente.

Morel, que já escreveu uma reportagem relacionando o impacto de uma notícia pertencente ao universo das HQ’s com seus desdobramentos nas redes sociais, e seu impacto na situação política brasileira, diz ter criado uma perspectiva maior sobre as influências das mídias nas reações da população e que aprendeu muito sobre os temas citados em seus encontros do Núcleo de Estudos.

“Além de ser um ótimo local para poder debater sobre os acontecimentos recentes com pessoas que têm interesse nesses assuntos, também permite que essas discussões possam acrescentar em nossa formação profissional”, relatou o discente.

Todo último sábado de cada mês, é realizada uma palestra  com um pesquisador convidado, válido para todos os integrantes e para a comunidade acadêmica do Centro Universitário FMU|FIAM FAAM, os professores coordenadores ainda pensam em participar de seminários e vários outros eventos juntamente com os alunos, em outras Instituições de Ensino que também possuem grupos de estudo na área, visando contribuir com a comunidade institucional e a sociedade em geral.

Se pararmos e pensarmos sobre tecnologia, internet, mídias digitais, vamos perceber que ela faz parte de nossas vidas, pois tudo é feito com uso dessas tecnologias. De acordo com o professor Benedito Moraes, a ciência estuda as redes digitais como um fenômeno que implica novas formas relacionais.

“Dessa forma, o NERD pode, enquanto grupo de estudos, ser um peso enorme na formação do aluno, especialmente se ele se dedicar, o que o levará para o campo da investigação e a pesquisa, que abre enormes possibilidades na área acadêmica no Brasil e no exterior”.

Para mais informações sobre o NERD e suas atividades, você pode acompanhar pelo Instagram e pelo site da Agência Integrada de Comunicação (AICOM).

Vem muita coisa boa aí!

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM.

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM e coordenador do NERD – Núcleo de Estudos das Redes Digitais.