Por Rafael Fiorussi [1]
Edição por Giuliana Maciel Araujo [2]
Revisão por Andressa Lemes de Amorim Matos [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
Durante a aula de Documentário e Formatos de Não Ficção, ministrada pelo professor Wiliam Pianco, e com a presença do professor Jorge Gonçalves, foi realizada uma palestra com dois convidados que atuam na área de produção em documentário. Raul Ribeiro é realizador de Audiovisual nas áreas de produção, direção, roteiro, montagem e pesquisa. É bacharel em Cinema e Audiovisual pela UESB. Dirigiu curtas-metragens como O Baú do Zuzu (2018) e A Arte nos Tempos da Gripe (2020). Em 2019 trabalhou na série documental Retrato Pensado, exibido na TV UESB, no mesmo ano foi selecionado pelo canal Futura para participar do projeto Geração Futura.
Rayssa Coelho é produtora executiva e realizadora Audiovisual com atuação no estado da Bahia. Na área deu início no ano de 2007. Conta com cerca de 29 projetos de formação, difusão, exibição e audiovisual. Em abril de 2021, estreou como diretora no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade.
Os palestrantes exibiram o documentário Coleção Preciosa que fala de Ferdinand Willi Flick, ele colecionou vários itens do cinema que constituem o acervo Willi Flick. Neste filme aparecem cartazes, panfletos antigos dos cinemas de Vitória da Conquista, recortes de jornais, revistas e outros materiais que contam histórias do cinema nacional e mundial. No filme entrevistaram Rosana, filha de seu Ferdinand, ela conduziu uma boa entrevista e mostrou os trabalhos do colecionador, a Coleção Preciosa tem um pouco mais de 15 minutos.
Rayssa comentou a concepção da obra e sobre o projeto Coleção Preciosa. Raul foi convidado para ajudá-la no roteiro, a imersão do acervo foi feita pela própria Rayssa e que hoje mantém no museu o acervo da coleção do seu Flick. O documentário Coleção Preciosa foi pensando em 2018, aprovado em 2019 e realizado durante a pandemia. Com isso a imersão da pesquisa foi iniciada em setembro e finalizada em janeiro de 2021.
Raul trouxe alguns exemplos que foram mostrados e optaram por imagens de filmes que eram mais reconhecidos como: Bruce Lee, O Exorcista, Jackie Chan e vários outros. Caracterizava uma coleção de algumas obras resgatadas de cinemas da própria cidade ou de outras regiões. Essa coleção é uma grande preciosidade com trabalhos dos filmes. Foi comentado também, outro projeto da Rayssa e do Raul que é o site da coleção, onde realizaram uma curadoria, catalogação e digitalização dos trabalhos, priorizando os itens do cinema nacional.
Por fim, foi comentado que o filme Coleção Preciosa passou por alguns festivais, na 16ª edição do CineOP de Ouro Preto, esteve no Cine Fundaj, Festival Santa Maria, no festival de Vitória, entre outros que estão por vir nos próximos meses.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – revisora
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM