Sávio Fernandes explicou que a obra foi escrita para homenagear amigo falecido e que levou um ano e meio da finalização do roteiro à estreia
Por Matheus Campos. [1]
Edição por Gabriel Barbosa [2]
Revisão por Matheus Houck [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]
A 11ª Semana da Comunicação FIAM-FAAM recebeu o diretor e roteirista do curta-metragem Tommy Brilho (Sávio Fernandes) para a palestra ‘Representações na produção audiovisual universitária’.
O curta-metragem de 17 minutos conta a história de Tommy Brilho, um personagem homossexual de uma faculdade que é, literalmente, invisível em busca de seu ‘crush’, o Henrique Montenegro. Marcado pelo bom humor e por diversas referências da comunidade LGBTQIA+, a obra usa da invisibilidade literal de seu personagem protagonista para criticar o preconceito e a marginalização sofrida por gays afeminados.
Fernandes explicou que desde a finalização do roteiro à estreia de Tommy Brilho nas telas foi trabalho de um ano e meio. Para as gravações, foram realizadas 28 diárias com o elenco e equipe técnica. A ideia nasceu como uma forma de homenagear um amigo do diretor que faleceu. “Escrevi como forma de desabafar, de transformar toda a dor em riso. A ideia casou e vomitei tudo no papel. Foi uma forma de honrar meu amigo”, diz o roteirista. Ele também conta que por conta do baixo orçamento, a obra encarna a ideia de ser algo ‘trash’.
O filme foi produzido enquanto ele ainda estava na faculdade e ganhou diversos prêmios como melhor filme no IV Cine Virada, 17º Festival Noia, e IV Festival de Cinema Escolas de Alvorada e também como melhor filme de ficção do Festival Audiovisual FIAM-FAAM em 2018. Tommy Brilho está disponível gratuitamente no Youtube e pode ser assistido através deste link.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM