Construir texto

Dicas para escrever bem com a professora Ms. Maria Tereza Cattacini Blois

Estrutura de um texto, como começar e quais são os erros mais cometidos

Por Kaulaine Souza [1]

Edição por Talita Souza [2]

Revisão por Maurício Carvalho [3]

    Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª. Nicole Morihama [5]

Na última terça-feira (26) às 19h, a professora Ms. Maria Tereza Cattacini Blois realizou uma palestra sobre “Introdução aos estudos do texto” para a 11° Semana de Comunicação do FMU FIAM-FAAM Centro Universitário, levando grandes informações e sanando as principais dúvidas na hora de escrever um bom texto.

Para começar, a convidada falou sobre noção de linguagem e como obter diferentes sentidos e efeitos. Pois, a finalidade dela é a comunicação, através disso que dialogamos, transmitimos informações, conhecimentos e manifestamos emoções. A linguagem ainda possui outras modalidades além da verbal, como música, pintura, dança e gestos.

CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE

Maria Tereza diz que, para escrever um ótimo texto é necessário que tenha uma estrutura pré-definida, coesão, coerência, introdução, desenvolvimento e conclusão, sem esquecer da importância das palavras na construção de um texto. Dessa forma, a produção fica clara e objetiva para o leitor.

Para iniciar um conteúdo escrito é preciso pensar sobre o tema, como quer fazer isso, qual gênero textual irá utilizar e então, começar a escrever. A professora ainda abordou alguns exemplos de gêneros textuais, como paródias e paráfrases, que são textos a partir de outros existentes. Tais modelos serviram para explicar a Intertextualidade, quando você usa partes de outros textos para sua produção textual, como uma citação ou alusão.

COMO CONSTRUIR UM PARÁGRAFO?

Ela diz que “Em cada parágrafo há um tema ou uma ideia central que funciona como uma espécie de eixo em torno do bloco textual que se desenvolve.” Ou seja, para a construção de um texto, é preciso dividi-lo por parágrafos que devem seguir algumas características muito importantes como: unidade, coerência e clareza. Cada espaço deve ter uma ideia principal relacionada às demais, logo, deverá ficar em evidência, fazendo sentido com as demais informações para que exista uma compreensão do assunto tratado.

Para finalizar, ela diz que os erros mais frequentes e comuns em um texto são coesão e coerência. Portanto, saber sobre o que está escrevendo e pensar nas informações que quer passar e como serão escritas são fundamentais para a construção de um excelente texto.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM