NEMA

Cuidados com o Meio Ambiente compartilhados na Universidade Auxiliam a Sociedade

Entrevista feita com Lucas Lima, representante do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente (NEMA), visou entender a importância em debater a temática do Meio Ambiente no espaço acadêmico

Por Kaulaine Souza [1]

Edição por Talita Souza [2]

Revisão por Maurício Carvalho [3]

    Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª. Nicole Morihama [5]

O meio ambiente é uma das pautas mais importantes da atualidade, pois, já é do conhecimento de boa parte da população que o planeta terra necessita de ajuda. Nós, da editoria de Núcleo de Estudos, conversamos com o professor Lucas Lima, representante do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente (NEMA) para discutir um pouco mais sobre como esse tema é abordado na universidade.

O NEMA tem como objetivo estudar questões de sustentabilidade, o cuidado com a natureza e o papel do indivíduo na sociedade e suas responsabilidades ambientais.

O professor Lucas afirma: “A educação, em âmbito geral, é uma política pública essencial para a transformação da nossa realidade. A Educação Ambiental, em especial, é absolutamente necessária para ampliação da consciência ecológica da população, e as universidades têm papel fundamental nisso”.

Lima ainda diz que para levantar essas discussões no espaço é necessário que a instituição promova, de fato, a universalização dos debates e das discussões relevantes para a sociedade. Para ele, o tema ambiental é primordial para o espaço acadêmico. As universidades podem contribuir com esse desenvolvimento através de eventos, palestras com especialistas, núcleos de pesquisa, núcleos de extensão, além de feiras de empregabilidade e negócios entre as universidades e setores públicos e privados.

E, para que as pessoas mudem a forma de pensar, Lima acredita que grande parte do engajamento para as ações de responsabilidade socioambientais vem do exemplo de grandes lideranças na área. Isto é, quando a universidade treina e capacita líderes motivados, estes engajam as pessoas em seu entorno, gerando uma grande mobilização.

“Para fomentar esse compromisso, a Instituição apoia e mantém diversos projetos que incentivam o comportamento ético, o espírito de solidariedade, o respeito às diferenças e a prática da cidadania, vinculada tanto à realidade profissional, quanto às práticas sociais”, afirma Lucas. (https://portal.fmu.br/sustentabilidade/)

Para a construção de valores em uma sociedade, o professor ressalta que, primeiramente, deve-se entender que o conceito de valor é totalmente diferente de preço, pois enquanto o valor está relacionado a variáveis qualitativas e subjetivas, o preço está relacionado a variáveis quantitativas e/ou objetivas. “A consciência ecológica representa um valor inestimável para os cidadãos do século XXI e a universidade tem a responsabilidade de imputar na cabeça dos jovens os valores básicos de cidadania, entre eles a prudência ecológica”, finaliza.

Que ações de educação ambiental podemos realizar na comunidade em que vivemos?

Para o entrevistado, nos dias atuais, cada um pode engajar em ações do dia a dia, como por exemplo: limpeza da própria residência; separar o lixo orgânico do reciclável; criar mutirões de limpeza de espaços públicos, como ruas e praças; realizar a limpeza dos arquivos digitais (pendrives, e-mails e arquivos em nuvem). “De maneira mais ampla, podemos nos filiar ou financiar instituições como o Greenpeace, S.O.S Mata Atlântica, IPAM, entre outros. Pois, essas instituições realizam um trabalho brilhante de preservação ambiental”.

Atualmente, poucas pessoas participam do núcleo. No ponto de vista do professor Lucas, os desafios do núcleo nesse cenário são justamente ampliar o número de participantes, tanto alunos como professores, classificando como a tarefa mais difícil do NEMA. Ele justifica que os horários e as múltiplas atividades realizadas no decorrer do dia dificultam o engajamento. Logo, para que essa situação mude, acredita que algumas reuniões e o crescimento das ações do NEMA possam gerar maior visibilidade e interesse dos docentes e discentes.

Quais são os próximos eventos do NEMA?

No dia 13 de outubro, às 17h, haverá o evento “ONU Habitat”, onde os professores Allan Pscheidt e Elisangela Ronconi apresentarão a palestra: “Estratégias de recuperação socioambiental em áreas urbanas para enfrentamento da crise climática”.

Já no dia 21 do mesmo mês, às 17h30, será recebido o Dr. Ranulfo Paiva Sobrinho para a primeira edição do NEMA Debate, que buscará tratar sobre “Criptoativos Ambientais e o caso do Sistema Natus”.

Para finalizar, questionamos como é possível participar do NEMA: “Durante a pandemia do COVID-19 e devido às restrições para encontros presenciais, todos os eventos do NEMA são realizados virtualmente através dos canais oficiais da FMU, incluindo o YouTube e o Blackboard. Os alunos e os professores interessados devem ficar atentos à divulgação realizada pelos professores e coordenadores de curso. Conto com vocês!” encerra Lucas.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM