Docentes buscam auxiliar alunos e não estudantes a entenderem melhor sobre a área que está em alta no mercado
Por Guilherme Pereira e Samantha Oliveira Filócromo [1]
Edição por Gabriel Barbosa das Neves [2]
Revisão por Matheus Houck [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
No dia 5 de junho, no Spotify, foi ao ar o primeiro episódio do podcast “Mestres do Marketing’’, apresentado pelos professores do Centro Universitário FMU FIAAM-FAAM Viviane Teobaldo e Fábio Pelicer. Com o propósito de trazer uma conversa mais leve, sendo informativa e divertida ao mesmo tempo, o podcast é totalmente voltado ao aprofundamento do mundo do marketing, trazendo atualizações e conversas com diferentes convidados quinzenalmente.
Segundo os docentes, o intuito é auxiliar, nem que seja ao menos uma pessoa. O amor pela educação é um ponto ressaltado pelos professores que tomaram esta iniciativa e, junto da AICOM, tornaram realidade este projeto promissor que promete muita informação, bate papo e diferentes visões sobre o marketing aos ouvintes.
Em tempos de crise podem surgir oportunidades e com a pandemia não foi diferente. Segundo o Mapa das Empresas do Ministério da Economia, em 2020, houve um aumento de 6% de empresas abertas, número que supera o de empresas fechadas se comparado ao ano de 2019. A maior parcela dessas empresas pertence a microempreendedores individuais (MEI) e às empresas de pequeno porte.
Esse aumento representa mais concorrentes, mas para se destacar no mercado a empresa precisa ser inovadora, criativa e se relacionar bem com seus clientes, e nisso o marketingé eficaz. O proprietário tem a opção de contratar um profissional especializado ou estudar sobre o assunto, pois na internet há uma infinidade de materiais que falam sobre o tema.
O podcast Mestres do Marketing proporciona aprendizado sobre a área, desde o seu primeiro episódio conta com convidados que atuam no mercado para darem mais explicações ao ouvinte. No primeiro episódio, por exemplo, a convidada foi Áurea Cardoso, publicitária especializada em marketingInternacional e Planejamento Estratégico.
Segundo os professores responsáveis, “os convidados são definidos pela afinidade que possuem com o tema relacionado ao marketing. São selecionados profissionais de mercado que estejam ligados à área e que tenham destaque acadêmico e profissional para falarem sobre assuntos de seu domínio”.
Teobaldo diz que “uma vela não diminui sua intensidade ao passar a chama para a outra vela” na apresentação do podcast, pois nesse momento em que muitos empreendedores e futuros empreendedores estão buscando por conhecimento, as conversas e reflexões ali contidas podem ajudá-los.
E para que o conteúdo gere impacto nos ouvintes, é preciso estruturá-lo e levar em conta que o mercado está lotado de bons podcasts e o desafio “é não fazer mais do mesmo”, afirma a professora Viviane Teobaldo. Ela diz ainda que “é preciso preparar um produto de qualidade, divertido e informativo para aquelas pessoas que querem aprender enquanto estão no trânsito, no metrô, lavando a louça ou passeando com o cachorro”, isso porque o canal é destinado não só aos alunos do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, mas a todos que tenham interesse ou curiosidade sobre o amplo mundo do marketing.
Além disso, os professores também falam da importância da comunicação em um dos episódios, quando o convidado é Rodrigo Tedim, que atua no ramo da indústria de marketing e publicidade, e afirma que “a comunicação não é o que falamos, mas sim o que o outro entende’’.
O Marketing Digital
Um estudo conjunto realizado em 2019 pelas empresas Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B aponta que 94% das empresas brasileiras fazem uso do marketing digital como estratégia de crescimento. Com o marketing digital é possível se aproximar do seu público, pois, de onde estiver, você consegue se comunicar com centenas de pessoas e isso colaborou com muitos negócios, inclusive os locais. Mas os professores alertam que é preciso tomar cuidado nesse ambiente em relação ao conteúdo, pois a imagem da empresa está em jogo.
Além disso, o empreendedor precisa estar preparado. Isso porque o mercado está em constante mudança e a forma de se comunicar também, por isso, “se o seu negócio não estiver preparado e saber a hora de dar um ou até mesmo dez passos para trás, no intuito de buscar o propósito genuíno e também se não se preocupar em deixá-lo mais claro, o negócio dificilmente evolui”, afirma o professor Fábio Pelicer.
Acesse aqui para escutar o podcast “Mestres do Marketing”
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM