O primeiro debate semestral do NERD foi marcado por um mergulho nas redes digitais.
Por Caroline Aleixo [1]
Edição por Talita Souza [2]
Revisão por Mauricio Carvalho [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª. Nicole Morihama [5]
No último sábado, 11 de setembro de 2021, às 10h, aconteceu o primeiro encontro semestral do NERD – Núcleo de Estudos das Redes Digitais. O núcleo recebeu a professora universitária, jornalista e pesquisadora, Mirian Meliani, tendo em seu currículo o mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. O assunto da reunião foi sobre o artigo de autoria de Meliani, intitulado “Um Mergulho nas Redes Líquidas Digitais”, abordando pesquisas sobre o ramo que tem sido muito retratado nos últimos tempos, afinal, a ciência e a tecnologia evoluem cada vez mais ao passar dos dias.
Os encontros do NERD acontecem desde março de 2021, e a professora se mostrou gratificada ao participar da reunião, podendo apresentar algo que para ela é marcante. A conversa foi mediada pelo professor Wiliam Pianco, que conduziu e deixou a jornalista relatar todas as experiências que teve com as redes sociais digitais.
Mirian citou o começo de algumas redes, como Orkut, Facebook e Twitter, e como cada uma teve um grande impacto e são o que são hoje, até mesmo o falecido Orkut, que foi suspenso em 2014 quando foi superado pelo Facebook. Para ela, apesar de muitos passarem a considerar o Facebook como uma rede de “idoso”, não se pode negar o quanto ainda é importante para a sociedade.
A pesquisa da doutora passou a existir no momento que ela começou a questionar o porquê de essas redes terem se tornado fundamentais para as pessoas, o que as fazem largar coisas cotidianas, assuntos e se dedicarem ao meio digital. De uma forma clara e ampla, Mirian relatou mais assuntos de seu artigo, trazendo muito conhecimento para o debate, como uma forma de mostrar seu ponto de vista e também para que mais pessoas se interessem pelo estudo na área.
Mirian citou a importância das redes sociais, mas também os seus problemas, como as famosas ‘Fake News’ que se transformaram em uma forma brutal através das redes sociais pela falta de controle, tornando-se muito mais fácil a divulgação de conteúdos falsos do que antigamente. Gerando um questionamento social em cima do jornalismo.
Outro ponto importante é como as redes sociais se tornaram um marco importante para a juventude, onde pessoas possuem certa facilidade para conseguirem determinados engajamentos.
O artigo de Mirian é muito lúdico e de fácil entendimento, até mesmo uma forma de mostrar que as redes merecem sim, serem estudadas, já que os assuntos sobre elas são intensos e extensos, não parando apenas em uma rede ou em um dispositivo só. A entrevistada abordou com leveza a reflexão a história das redes e sua abordagem, deixando de forma clara o seu ponto sobre o assunto.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM