Palestrantes afirmam que trabalhar no setor requer muito jogo de cintura e criação de sua própria imagem de relevância
Por Lucas Bartine [1]
Revisão de Maria Carolina Souza [2]
Supervisão de Prof. João Batista [3] e Prof. Nicole Morihama [4]
Nesta segunda-feira (19), em uma das primeiras palestras da 5ª Semana de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, a fotografa profissional Larissa Felsen e o professor universitário, Filipe Costa, debateram com os alunos presentes assuntos relevantes sobre o tema da mesa Fotografia e Jornalismo de Moda.
Contribuindo com sua vivência diária no jornalismo de moda, Felsen deixou claro que “trabalho chama trabalho”. Para ela, ganhar visibilidade nesta área, resulta em você aproveitar todas as oportunidades que vão surgir, seja como assistente, apoio de backstage ou qualquer outra área operacional, pois é deste modo que se constrói seu networking.
Com foco em apresentar a importância da construção de sua própria imagem, Costa explicou a diferença entre DNA de marca, que é forma como ela se define, e posicionamento de marca, no caso, como ela é entendida pelo público. Ele explicou que a partir do segmento deste último tópico, deve-se pensar em criar um maior vínculo com aqueles que irão o produto, pois quem não é a favor da causa não vai se interessar pelo que está sendo vendido. Contudo, ainda é possível obter um bom crescimento com a parcela da população que seja favorável.
Em relação as questões levantadas pelos alunos, os convidados responderam sobre o novo momento que o mercado está passando, graças ao meio digital e a pandemia. “Não vai faltar trabalho, o Instagram é feito completamente de imagens”, afirmou Felsen, que antes da pandemia podia levar uma equipe para as campanhas, mas, no momento, acaba fazendo todas as etapas do trabalho sozinha como cuidar das câmeras, do computador e dos modelos.
Para finalizar, Felipe lembrou a importância de um briefing muito bem detalhado para todos os setores ligados a campanha, sejam eles artistas, designers, fotógrafos e assistentes, pois a responsabilidade de entender as características da marca é de todos, e em caso de erro de entendimento, não faz sentido cobrar tudo apenas de um profissional, uma vez que o trabalho é feito em equipe.
O evento está sendo transmitido pela Rádio FIAMFAAM e WebTV FMU/FIAM.
Aproveite e assista aqui a gravação da palestra.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisão de estágios AICOM
[4] Professora coordenadora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM
Imagem: Acervo pessoal/Larissa Felsen Fotografia.