O Festival Teorias na Tela começou em 2018 para alunos do segundo semestre do curso de Rádio e TV. A ideia é integrar as principais teorias da comunicação à uma narrativa audiovisual documental em curta metragem de até 10 minutos.
O tema deste ano é: Táticas, abordagens e abstrações em tempos de confinamentos. Até o dia 16 de novembro os trabalhos podem ser inscritos. Serão duas semanas até 27 de novembro para votação popular.
Ao longo dos semestres algumas mudanças foram feitas. Outros semestres e trabalhos passaram a fazer parte do Festival. Entraram os primeiros e terceiros semestres com curtas metragens de linguagem audiovisual e narrativas sonoras.
Formato online
Em função da pandemia, o festival passou por novos ajustes. O Teorias na Tela 2020 terá um formato online.
O festival aceita filmes não-ficcionais, ficcionais, performáticos, híbridos e experimentais em suportes diversos. Isso oferece um espaço criativo mais alargado nas modalidades e formatos audiovisuais.
Narrativas sonoras
Os podcasts com narrativas visuais, filmes interativos, e mesmo gêneros audiovisuais tradicionais, como o terror, também foram incluídos este ano. Eles devem respeitar a metragem, de 3 a 6 minutos, o número de participantes do grupo, até 5 alunos, e a relação entre a narrativa escolhida e o tema do evento.
Os critérios para premiação e escolha dos vencedores
Em linhas gerais os critérios de avaliação são os seguintes:
- Organização dos trabalhos de forma remota;
- Criatividade da proposta e do formato utilizado;
- Execução, narrativa e etapas específicas das disciplinas do projeto;.
Os alunos do 5º semestre do curso de Tecnologia em Produção Cultural são responsáveis pela produção e organização do evento.