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Palestrante mostra o TikTok além das dancinhas

Gerente de comunidade do TikTok mostra que aplicativo acredita no potencial de todos e não exclui ninguém

Por: Agatha Menes, Lala Silva e Lucas Henrique da Cruz *

Nesta terça feira (27), os alunos da FIAM-FAAM tiveram a oportunidade de entender e aprender com Rodrigo Barbosa, gerente de comunidade do TikTok, sobre o aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos que já tem mais 500 milhões de usuários ativos no mundo.

Grandes empresas já estão presentes na plataforma que se destaca pelas ferramentas de edição, permitindo que usuários criem e assistam vídeos curtos e criativos.

Barbosa já passou pela Rede Globo, RedeTV e Record e trabalhacom foco em entretenimento digital, ligado a influenciadores e criadores de conteúdo e atualmente trabalha com criadores de conteúdo na plataforma.

Durante o workshop, Barbosa deu dicas de como ser um criador de conteúdo no TikToka, como trazer a atenção do público-alvo e explicou cada tela, explorando suas funcionalidades e mostrando que a melhor maneira de se aprender a mexer na ferramenta é usando o aplicativo.

O beabá do TikTok

Barbosa mostrou que cada tela no aplicativo tem uma função e é possível tratar a rede como uma ferramenta de trabalho ou mesmo como um portifólio. Veja algumas das principais telas:

Home: A página inicial, personalizada por um algoritmo que avalia o que você consome e entrega conteúdos semelhantes.

Descubra: Localização central de todas as tendências para acompanhar o que está popular nas plataformas.

Gravação: Um dos itens que compõem gravação e edição com alguns templates que podem ser utilizados por qualquer iniciante.

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Notificação: Todas as entradas das pessoas que você segue serão notificadas quando há um novo conteúdo.

Perfil: Sua imagem, indicadores sociais veiculados e vídeos organizados por data de publicação.

TikTok Pro:  Avalia com detalhes métricas como quantos acessos houve no dia, quantos de engajamento o usuário teve etc.

Dos smartphones para os desktops: opções mais completas de analisar perfil, só não faz edição de vídeo, o restante trabalha muito bem, principalmente se quer mostrar algo em tela grande.

Dicas para crescer no TikTok

Barbosa, além de explicar as funcionalidades também trouxe dicas importantes para aqueles que querem usar o TikTok não só como forma de entretenimento, mas também como um meio de divulgar seu trabalho.

  • Você pode colocar um link para o seu site e usar sua marca dentro do seu perfil. Se destaque no meio dos outros usuários da plataforma colando o máximo de informações possíveis no seu perfil, isso conta tanto para as marcas famosas quanto para as pessoas que ainda estão no começo.
  • Informe no seu perfil quais são os temas que você vai abordar, isso vai chamar as pessoas que realmente se interessam por aqueles conteúdos.
  • A plataforma fala com diversos públicos de faixas etárias e gostos diferentes, então pense qual o público que você quer atingir e o que eles mais querem ver.
  • Diversidade e originalidade são palavras chaves para alcançar o sucesso no TikTok.
  • Faça capas bonitas e chamativas e principalmente coloque textos neles, assim logo de início o público vai saber do que você está falando.
  • Não copie e cole conteúdo de suas outras redes sociais; para cada plataforma há um jeito único de produzir conteúdo.
  • A maioria das pessoas usam o aplicativo pelo celular e na vertical, então prefira gravar vídeos pensando nessa estética.
  • Não existe um horário que traga sucesso. É recomendável postar 2 vezes ao dia e se houve pouca visibilidade, realize novos testes nos horários de postagem.
  • #Hashtag – Sempre opte por utilizar assuntos que se relacionam. Se você vai falar de produto para cabelos ondulados, por exemplo, use #beleza, #cabelo #cabelo ondulado. Três ou quatro hashtags por postagem é um bom número.
  • É possível poder ganhar dinheiro com as lives. O público compra presentes que tem dentro da plataforma e manda para o influenciador, onde no final é convertido em dólar.
  • Na parte “descubra” você pode ver as principais hashtags do dia e quem está em ascensão.
  • Por fim, entenda a demanda do seu público-alvo, aproveite as ferramentas que a plataforma disponibiliza para continuar se renovando e trazendo conteúdos relevantes.

* Sob supervisão do professor Kaluan Bernardo