Palestra trouxe profissionais de recrutamento para explicar como funciona uma seleção e quais dicas seguir em processos seletivos
Por: Danielle Leite Barros e Mayara Cardone*
Gabriela Silva, account manager (profissional que conecta uma empresa a um cliente) da 99 Jobs, empresa que atua como consultoria em recursos humanos, compartilhou na palestra de Empregabilidade e Mercado, como se preparar na hora de um processo seletivo.
Com o que a empresa chama de “Dicas para lacrar”, Gabriela ensina como o candidato deve agir ao buscar uma vaga de estágio. Estudar a empresa na qual tem interesse, identificar se aquela vaga faz sentido para o que você busca, ter iniciativa e fazer uma boa apresentação pessoal na hora de um vídeo- entrevista, são os pontos que fazem a diferença.
Veja a programação da 10º Semana de Comunicação
Ainda segundo a gerente de contas, é importante que a atenção esteja voltada para o que, de fato, a empresa solicitou, e entregar todo o material alinhado às expectativas do contratante. Na parte técnica, áudio e vídeo devem ser verificados antes de finalizar o envio. Também deve ser ponderado o cenário em que foi gravado o vídeo e conferir se tudo o que foi falado ou escrito estão coerentes com a proposta. Além disso, mesmo que a empresa tenha uma linguagem informal, deve evitar-se o uso de gírias.
Qualidade é a palavra de ordem nesse momento tão decisivo, o que não significa que isso esteja ligado a grandes recursos. “Pense que você é uma empresa. Como você gostaria de receber esse material?” Reforça Gabriela.
O que fazer (ou não) na entrevista e dinâmica em grupo?
São nessas etapas que o candidato tem a chance de mostrar definitivamente porque merece a vaga. Com o isolamento todo o processo passou a ser online, mas é preciso manter a postura e o modus operandi dos procedimentos de seleção ainda que a distância.
Segurança, olho no olho do entrevistador, ter clareza sobre o que fala, passar confiança na voz e na postura, são formas de declarar que você entendeu o que a empresa busca e que está alinhado com a função que ela deseja.
E se você pensa que na hora da dinâmica em grupo ficar em silêncio vai te ajudar, está enganado: só ao se manifestar o recrutador vai conseguir entender se você está onde precisar estar e se há match entre a contratante e o aspirante ao cargo. Porém, fique atento também para não falar demais e correr o risco de interromper ou não dar espaço para os concorrentes se manifestarem. Equilíbrio será fundamental para garantir um olhar profissional em você.
“Esteja preparado para não estar preparado”, sugere a palestrante. Pois por mais que você tenha treinado para todas as situações, ainda assim pode ser pego de surpresa. Empresas podem ser dinâmicas e inovarem na hora do processo seletivo. Portanto, mantenha a calma e seja adaptável as circunstâncias.
Natura: processo seletivo com diversidade
Fabiana Oliveira, psicóloga da Natura, explicou como funcionará a nova jornada de contratação da empresa. A multinacional de higiene e cosméticos que já vem há alguns anos focada nos pilares de diversidade, busca nessa nova etapa focar na comunidade negra. A ideia é que das vagas disponibilizadas, pessoas que se autodeclaram negras ocupem no mínimo 50% delas.
A organização entende que o recorte deve ser mais amplo, já que enxerga poucas oportunidades e privilégios para essa parte da população. A intenção é que haja acolhimento e um processo seletivo com equidade e representatividade.
“Hoje quando a gente fala de competência, a gente fala muito do protagonismo, a gente fala muito da habilidade das pessoas e aquilo que a gente valoriza aqui na Natura é a habilidade de você integrar, a habilidade de você se relacionar.” Conta José Uadnson, do setor de atração e seleção da empresa.
Mas para a Natura não é necessário criar apenas o processo seletivo pensando na inclusão: dar suporte e oferecer condições para o desenvolvimento àqueles que não tiveram oportunidades, é fundamental para solidificar o pilar inclusivo. O estagiário selecionado passará por uma trilha de desenvolvimento, adaptada a cada um e entendendo a realidade individual. Essa mesma jornada também é pensada na área de atuação do contratado e que faz sentido para ele naquele momento.
Como funcionará o processo seletivo?
A primeira etapa da jornada de seleção é através de um chatbot junto à 99 Jobs. Para isso é necessário ter uma conta no Facebook. Nesse momento da inscrição serão respondidas perguntas sobre o perfil do participante, e deve ser feito um teste de fit cultural e mapeamento comportamental. Os aprovados ainda passam por um “Desafio Natura” e se selecionados, participarão de uma dinâmica online, e ao final, entrevista com um gestor.
Podem participar estudantes de todos os cursos, sem limites de idade, desde que a formação acadêmica seja entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022. As inscrições encerram no dia 30 de outubro de 2020.
Haverá bolsa auxílio de R$1.400,00 e os mesmos benefícios que os outros funcionários efetivados da empresa.
Para mais informações sobre o processo seletivo é só acessar o site do projeto.
Sob supervisão do professor Kaluan Bernardo*