Quarte noite da Semana da Comunicação contou com a presença de várias personalidades

Com salas movimentadas o público esperou pelas palestras que foram de inteligência do carisma a mercado de monitoramento de dados

Por Tâmara Santos [1]

Carla Tôzo [2]

 

Muito aguardado pelos alunos, Heni Ozi Cuckier, que é deputado pelo partido NOVO e líder do partido na bancada na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), trouxe para a palestra a discussão sobre o tema do seu livro intitulado “Inteligência do Carisma”. Segundo Heni, que também é cientista político e tem um currículo extenso que vai de experiências na ONU (Organização das Nações Unidas) e chega até a academia como professor pela ESPM “Carisma não é um dom”.

1
Heni Ozi Cuckier, cientista politico (crédito: Lais Fiocchi)

Citando exemplos como Michelle Obama, Marilyn Monroe e Oprah Winfrey ele defendeu a tese – apresentada no livro – e prendeu a atenção dos presentes com analises e dicas que podem ser utilizados no dia-a-dia.

A doação é o dinheiro das ONG’S

Na sala 205, João Paulo Vergueiro da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), convidou os alunos a refletirem sobre o preconceito com doações em dinheiro para ONG’s. Através de exemplos midiáticos trouxe para debate os porquês de termos esse tipo de preconceito e falou sobre leis, explicou como funciona a captação de renda por partes das organizações sociais.

2
João Paulo Vergueiro, da ABCR (crédito: Lais Fiocchi)

O mercado de monitoramento de dados é promissor e tem espaço para quem domina ferramentas

A convite do NERA (Núcleo de Estudos Étnico-Raciais) e sob a orientação da professora Maria Lúcia, Tarcizio Silva do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Analise de Dados (IBPAD), veio contar para os alunos como está o mercado de dados atualmente. Com estudo de caso e monitoramento de mídias sociais aplicados no mercado e em marketing, Tarcízio deu dicas importantes para os alunos de como utilizar essas ferramentas para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Falando ainda como essas ferramentas podem ajudar os alunos em um trabalho de conclusão de curso, ele disse que é necessário fazer a ligação entre a teoria e prática que é vista nas faculdades e ainda utilizar alguns exemplos de empresas e startups que já estão em uso.

3
Tarcizio Silva, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Analise de Dados (crédito: Lais Fiocchi)

Com histórias de vida, Toni Baptiste motiva aos alunos a continuar e nunca desistir dos seus sonhos 

Com experiências de vida Toni Baptiste deixou o recado de que é possível chegar aonde chegou. Mestre em Ciência da Informação pela USP (Universidade de São Paulo) Toni dividiu com os alunos a sua experiência de vida e contou que até os 22 anos não tinha perspectiva, nunca se quer tinha lido um livro e que já havia sofrido algumas overdoses. Após todos esses problemas, ele resolveu se reinventar e mudar totalmente o rumo da sua vida.

4
Toni Baptiste (crédito: Lais Fiocchi)

Hoje, Toni – um artista Mc da Zona Leste – que já produziu em conjunto com artistas como Criolo e Emicida tem um som que mistura o trap, rap, R&R, Reggaeton e Dancehall, é a cara de grandes marcas e membro da D.R.R.Posse. Além disso, leva incentivo e arte para as periferias da cidade.

A 9ª Semana de Comunicação ocorre até o dia 25/10, nos campi Ana Rosa, Liberdade e Morumbi, nos períodos da manhã e da noite. Confira a programação completa no 9ª Semana da Comunicação.

[1] Aluna do sexto semestre do curso de Jornalismo. Estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).