Alunos comparecem para aprender mais sobre marketing de comunidade, sucesso e coragem e perder o medo de falar em público
Por Jéssica Leite e Safira Ferreira [1]
Gabrieli Sales [2]
Edilaine Felix [3]
O terceiro dia da 9º Semana da Comunicação do FIAM-FAAM trouxe debates das diferentes áreas da comunicação, tema como Mulheres na Fotografia a Tendências Profissionais de Desenvolvimento Sustentável, animou os alunos presentes no período da manhã. “Se as oficinas forem tão boas quanto as aulas, provavelmente, vai ser muito legal de assistir”, comento Rafael Silveira, aluno do 6º Semestre de Jornalismo.
A professora Carla Christiani trouxe em sua palestra “Mulheres na Fotografia” os grandes nomes femininos da fotografia. Ela usou como critério a composição técnica, a sensibilidade e a coragem, para desmistificar que mulher deve apenas fazer ensaios fotográficos com grávidas, famílias e crianças. “Algumas área ainda são reconhecidas essencialmente masculinas, por incrível que pareça, as fotografias de rua, por exemplo, que é uma das áreas que eu pratico”, comentou Carla, que trouxe fotógrafas de guerra e de rua para mostrar que existem mulheres nessas áreas e que merecem reconhecimento.
E apesar da Women Photograph (WP), iniciativa online que reúne fotógrafas documentais de todo o mundo, apontar que houve menos de 10% de mulheres na edição das melhores imagens das agências de noticias internacionais, a professora e fotógrafa tem uma visão positiva para a área: “Vem crescendo de uma forma avassaladora o papel das mulheres fazendo fotografia diferentes e isso é maravilhoso”, finalizou.
#DoeCoragem
Carla Brandão, jornalista, palestrante e escritora trouxe aos alunos presentes em sua palestra “Coragem e Sucesso” um pouco do que escreveu em seu livro “#DoeCoragem: Manual Divertido de Viver o Agora”, lançado em 2018 pela Editora Scortecci, que tem como propósito incentivar e apoiar os leitores, a partir de histórias pessoais da escritora, e em seu PodCast “Na Trilha da Coragem”, que traz textos de seu livro #DoeCoragem e também histórias para inspirar e incentivar.
Carla que se formou em jornalismo e fez pós-graduação de Comunicação em Redes Sociais pelo FIAM-FAAM, incentivou aos alunos da casa a sair da zona de conforto para que assim consigam obter sucesso, não só na vida acadêmica, mas também no âmbito pessoal, utilizando de suas próprias experiências para dar soluções práticas à problemas que podem surgir no dia a dia.
Marketing de Comunidade e Branding nas Mídias Sociais
“A Moving nasceu para incentivar outras empreendedoras a construírem suas histórias, a largarem empregos que elas não estão felizes e a abrirem suas marcas” explicou a Camila Vidal, da Moving Girls, que falou sobre Marketing de Comunidade e Branding nas Mídias Sociais.
Marketing de Comunidade é uma estratégia que visa atrelar laços com os consumidores de uma marca para poder entregar um produto funcional e fidelizar o cliente a marca, acompanhando de perto a evolução, as necessidades e a satisfação desses consumidores.
Já Branding é o trabalho de gerenciar um negócio para torná-lo mais visível, conhecido e requerido por seus consumidores. Ambas estratégias visam parar de tratar o cliente como um número, e passar a enxarga-los com suas individualidades, dando um serviço personalizado e criando um combo de sucesso.
“As mídias sociais podem contribuir para você abrir comunidades, movimentar pessoas, gerar fãs pela sua marca. E o Marketing Comunitário é um Marketing bom, porque são pessoas engajadas com sua marca, com sua bandeira, e elas vão automaticamente comprar tudo que você vender, por causa dessa transformação que você gera.”
Aprendizado
A 9º Semana de Comunicação que vai até a próxima sexta-feira (25) tem sido um sucesso nos Campus Ana Rosa e Morumbi, e para Vanessa Barros, aluna do 2º semestre de Rádio e TV é difícil eleger alguma palestra como a melhor: “Não digo que tem uma palestra melhor, porque cada uma me mostrou algo diferente, aprendi algo novo ou reforcei algo que já sabia”.
Vitor Martins, aluno de Jornalismo já elegeu o melhor workshop. “Até agora minha palestra preferida foi Alegorias da violência em Tropa de Elite, [Bruno Casalotti, professor de Sociologia da FIAM-FAAM] porque foi uma palestra mais participativa, o Bruno deu muitas explicações, mas também teve muita conversa e debate.”
Os objetivos do desenvolvimento sustentável foi tema de uma roda de conversa do NEMA (Núcleo de Estudos do Meio Ambiente) que contou com a participação da arquiteta e urbanista Nina Orlow e o diretor de teatro, Renato Alves, fez uma oficina com alunos sob o tema Medo de falar em público.
Cine B
Um debate sobre o documentário Democracia em Vertigem (2019), de Petra Costa, foi uma das atrações da manhã de quarta-feira. Após a exibição do filme, o professor Eduardo Correia e o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Marcelo Gonçalves, debateram com os alunos o documentário que apresenta um relato do primeiro mandato do presidente Lula até o impeachment de Dilma Rousseff.
“Nós ajudamos a escrever a história do presente, os comunicadores são importantes para esse roteiro”, diz o professor sobre o papel dos comunicadores na política atual. Gonçalves concorda e comenta sobre a influência e importância dos comunicadores no cenário político: “Devemos comunicar a realidade do país, a mídia é considerada atualmente o 4° poder”.
Confira o vídeo do dia 23 de outubro
A 9ª Semana de Comunicação ocorre até o dia 25/10, nos campi Ana Rosa, Liberdade e Morumbi, nos períodos da manhã e da noite. Confira a programação completa no 9ª Semana da Comunicação.
[1] Alunas do sexto e segundo semestre do curso de Jornalismo. Estagiária e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).
[1] Aluna do sétimo semestre do curso de Jornalismo. Estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom).
[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).