Por Natalia Soares [1]
Vídeo Sarah Café [2]
Carla Tôzo [3]
Nesta terça-feira, 22 de outubro, o Centro Universitário FIAM-FAAM realizou o segundo dia da 9° edição da Semana de Comunicação. Com a presença de professores da casa e palestrantes advindos de outras instituições, os temas abordados foram diversos indo desde oficina sobre criação publicitária até palestra com dicas para intercâmbio.
No primeiro andar, a Oficina de associações para criação publicitária foi ministrada pelos professores Bruno Maia e Ediliane Boff. A ideia que a oficina trouxe para os alunos foi abordar sobre a importância das associações, os planejamentos que as campanhas publicitárias devem ter para associar ao seu repertório. Assim como diz Bruno Maia “as associações permitem que haja um brandstorm entre os integrantes da equipe de criação para poder chegar em um resultado de excelência dentro da publicidade”.
A professora Ediliane Boff traz como destaque o fato de que qualquer pessoa pode ser um criador de publicidade, porém precisa praticar a criatividade, ou seja, é necessário ter vontade para desenvolver este aspecto. “A criatividade exige um trabalho, tem um processo para isso. Então às vezes é muito mais buscar criar essas associações” diz. Ainda ressalta que há pessoas com maior facilidade para o desenvolvimento da criatividade pelo fato de, desde criança, ser acostumada a ler livros ou assistir a diversos filmes e desenhos, tornando mais fácil a possibilidade de associações.
O professor dos cursos de comunicação, Douglas Domingues, abordou sobre Cinema high-concept: criando o conceito do seu filme. A palestra foi bastante dinâmica e teve como objetivo apresentar o high-concept no cinema, que é basicamente a criação de filmes originais, sem ser baseado em cima de outra obra. Como exemplo, o professor cita o filme Tainá. “A Taina é uma índia que é um personagem do imaginário nacional como um todo, ou seja, ela não surgiu de nenhuma obra, foi uma produção original do cinema”. Além disso, há exemplos brasileiros de high-concept atuais que são os filmes Bacurau e Morto não fala.
Indo para o terceiro andar, a equipe da Student Travel Bureau (STB) abordou sobre o intercâmbio e suas vantagens. A coordenadora Camilla Gouveia destacou sobre como pensar no intercâmbio tanto na questão de escolher o destino quanto em relação a parte financeira. A dica de ouro que ela aborda é “estudar primeiro o idioma porque é importante sair daqui do Brasil pelo menos com algum conhecimento prévio e também pesquisar sobre para onde que você quer ir, o que irá fazer, o tipo de clima que gosta mais, o tipo de acomodação que você está mais adepto a ficar e o tempo possível para fazer o intercâmbio”. Muitos acham que o intercâmbio é algo caro, porém, Camilla afirma que é acessível para todos, somente basta se planejar e o STB oferece diversos programas.
No quarto andar, a palestrante Déby Schutze apresentou um workshop sobre Comunicação e autoconfiança. Com um debate bastante descontraído, Déby deu dicas de como ter autoconfiança e ser um líder na carreira. “Quando você confia em você e não se diminui, as pessoas tendem a ficar com você, a gostar de você. Conquista é pura alta confiança” diz. Assim como ela complementa, quem tem autoconfiança consegue ser um líder, porém quem não é autoconfiante será liderado.
Além disso, Wilson de Almeida Junior que é pós-graduando em Agricultura Natural organizou uma vivência de horta orgânica.
Confira o vídeo do segundo dia do evento, 22 de outubro, nos campi Ana Rosa e Morumbi.
A 9ª Semana de Comunicação ocorre até o dia 25/10, nos campi Ana Rosa, Liberdade e Morumbi, nos períodos da manhã e da noite. Confira a programação completa no 9ª Semana da Comunicação.
[1 e 2] Alunas do sexto semestre do curso de Jornalismo. Monitoras da Agência Integrada de Comunicação (AICom).
[3] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).