Evento traz dicas sobre apresentação de TCC e produção de conteúdo nas redes sociais

Por Gabriel Rodrigues [1]

Nadini Lopes [2]

A roda de conversa tinha por objetivo apresentar aos alunos uma estimativa que os aguarda quando alcançarem a fase do planejamento e execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Segundo Cris Sambugaro, professora do FIAMFAAM, é importante tirar dúvidas e promover debates como aquele para encurtar os caminhos do universitário com seus colegas.

O momento de troca foi marcado por cinco profissionais já formadas em relações públicas, que compartilharam um pouco do drama passado por quem faz TCC. Além da difícil escolha entre a entrega por monografia ou grupal.

A separação das amizades do ambiente de trabalho é um dos pontos mais enfatizados e delicados que existem, a maturidade de entender e saber conversar foi outro alerta.

Gabriela, 22, escolheu fazer sua pesquisa sobre Netflix e o atendimento ao cliente. A convidada por Cristiane afirmou que “escolher o tema é uma parte essencial de todo o percurso de quatro anos”, pois é uma convivência muito boa com algumas pessoas, apesar das discussões.

Lívia Silva, também professora do FIAMFAAM, conta que o primeiro passo para conseguir engajamento e produzir conteúdo é definir um tema, do qual nascerá objetivo. A segunda etapa é o produzir o marketing de atração, gerar o conhecimento dos clientes sobre a existência da empresa e descobrir qual é o tipo de cliente propriamente dito que comprará nesse estabelecimento.

Gerar o engajamento é muito importante, por isso é preciso ter um post com comentários positivos. Essa base é exigida pelos seguidores, para que possam continuem tendo interesse na página.

Vale lembrar que a função do publicitário não é vender os produtos, e sim colocar clientes dentro da loja e deixar por conta do proprietário do negócio onde fará com ela.

A professora falou também sobre a importância do Tunil de Vendas, é a explicação sobre o comportamento que tem o consumidor quando vai escolher alguma coisa para comprar.  São elas:

  • Topo – atração (tutoriais no YouTube);
  • Meio – consideração (marcas preferidas);
  • Fundo – Decisão.

Acrescentou dizendo que conseguir o e-mail do cliente durante essa abordagem é a melhor coisa a se fazer, ou seja, o publicitário conseguiu vender-se da maneira correta.