Temas como Internet e marketing movimentam Semana de comunicação

Novas tecnologias permitem ambientes inovadores no empreendimento digital

Por João Estumano Neto e Victor Nunes Ferreira [1]

Carla Tôzo [2]

 

Entre diversos temas propostos, o empreendedorismo, a influência da internet e o marketing pessoal chamaram a atenção no terceiro dia da Semana de Comunicação do FIAM-FAAM. Tais assuntos, através do constante avanço da tecnologia, sofreram um processo de transformação e proporcionaram mudanças significativas no âmbito do trabalho.

O empreendedorismo digital cresceu nos últimos anos junto com a utilização de smartphones e se tornou aliado da convergência midiática. No workshop “Empreendendo na era digital”, o professor Claudemir Martins da Silva afirmou que “o empreendedor digital tem um aspecto ligado ao uso da tecnologia, a partir das novas demandas em termos de interação, produção e geração de conteúdo. É importante destacar que esse ramo de negócios não apresenta uma área especifica e depende das tendências da tecnologia”.

IMG_20181024_102600984~2
Professor Claudemir

Apesar da crise que o país atravessa, o empreendedorismo digital e a comunicação não perderam espaço e possuem uma relação próxima de trabalho. Durante o workshop “Marketing pessoal e entrevista de emprego” Paulo Sampaio, professor e mestre em comunicação, apontou que “Empreender é uma das opções para quem não está vislumbrando oportunidades no mercado… É uma ótima oportunidade para os jovens que estão começando, por isso sempre incentivo os alunos a pensarem nessa possibilidade. Existem casos de sucesso na faculdade, especialmente na área de Publicidade e Propaganda”.

IMG_20171117_032347
Professor Paulo

 

A importância dos influencers

Um dos caminhos para a divulgação de empreendimentos é por meio dos influencers ou influenciadores digitais. Esse campo tem crescido em função da internet e das redes sociais. Tratam-se de pessoas ou grupos que se popularizaram na web através do conteúdo que produzem para seus seguidores.

IMG_20181024_110546882_HDR~2

Dessa maneira, possuem um público fiel, geralmente composto por adolescentes. “O lado negativo dos influenciadores é a dependência sobre os conteúdos, ou seja, a pessoa vive a partir das visualizações, o que pode leva-la à frustração por achar que é algo muito fácil. O ponto positivo é que possibilita que anônimos alcancem visibilidade”, disse Danilo Postinguel, professor que ministrou o workshop “Análise e monitoramento de influenciadores digitais”.

IMG_20181024_105820887_HDR~2
Professor Danilo

Ao trabalhar o marketing pessoal, de forma moderna e estratégica, por meio de uma linguagem simples, os influenciadores aumentam o alcance dos negócios ao mencioná-los em seus canais de comunicação. “O apoio deles para divulgar o seu empreendimento é importante”, orienta Paulo Sampaio.

Para o aluno Leonardo Silva, do 1º semestre de Relações Públicas, os temas da semana são fundamentais para a sua formação.  “A questão do marketing pessoal é muito interessante tanto para uma entrevista de emprego quanto para se portar na sociedade. A semana de comunicação é muito importante para os alunos porque não adianta nada ter conhecimento sem experiência”.

IMG_20181024_112504
Aluno de Relações Públicas Leonardo Silva

Confira o vídeo da cobertura:

 

A Semana de Comunicação vai de 22 a 26 de outubro nos campus Morumbi e Ana Rosa, nos períodos manhã e noite. 

A programação completa pode ser acessada no: https://aicomfiam.net/2018/10/15/fiam-faam-promove-a

 

[1] Alunos do segundo semestre do curso de Jornalismo e estagiários da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).