O cinema de Tim Burton e oficinas de criatividade marcam a manhã no campus Morumbi

Segundo dia da semana de comunicação tem workshops interativos

Por Luan Peixoto [1]

Edilaine Felix [2]

Uma semana de palestras, oficinas e workshops com assuntos que dialogam com o mercado de trabalho  ou com uma área especifica. Assim funciona a 8ª Semana de comunicação do FIAM-FAAM. Nessa terça-feira, o campus Morumbi recebeu workshops que agradaram todo tipo de aluno.

 A professora Beatriz Zaragoza ministrou o workshop “Exemplares da Mídia Impressa e Suas Histórias” na qual ela contou aos estudantes  momentos do jornalismo brasileiro, tanto do jornal quanto da revista e trouxe exemplares de seu acervo para que os alunos pudessem interagir.

bia
Professora Beatriz Zaragoza fala sobre “exemplares de mídia impressa e suas histórias” (crédito: Luan Peixoto)

“Além de os alunos poderem ter acesso a revistas que não são mais impressas e fazerem comparativos com as atuais, o workshop ajuda o aluno a viajar um pouco na história da cultura brasileira que é tão desvalorizada”, afirma a professora.

Criatividade

Outro workshop que aconteceu na manhã desta terça-feira foi “Processos Criativos em Publicidade”, ministrado pela professora Ediliane de Oliveira Boff, que afirmou para participar de um workshop sobre criatividade só precisa ter disposição. “Ninguém nasce com luz divina, você tem que insistir para resolver um problema e não ficar esperando uma inspiração.”

ediliane.1
Ediliane Boff fala com alunos sobre processos criativos em publicidade (crédito: Luan Peixoto)

A professora realizou um estudo de caso com os participantes, no qual eles tiveram que mostrar toda sua criatividade e aprenderam algumas formas de  maximizar suas ideias.

Cinema

Um dos workshops mais aguardados foi o da professora Fabíola Tarapanoff, que realizou uma imersão com os participantes ao universo do diretor Tim Burton, fazendo com que os alunos de diversas áreas fossem descobrir um pouco mais sobre esse grande nome do cinema.

fabviola
O mundo de Tim Burton foi tema da oficina da professora Fabiola Tarapanoff (crédito: Luan Santana)

Para o aluno Matheus, do 6º semestre de PP, o workshop é importante porque o diretor possui técnicas de linguagem audiovisual que podem ser usadas na publicidade.

De acordo com Fabíola “as pessoas se interessam por cinema porque é arte mais acessível de todas, por isso se tornou a mais popular”.

 

A Semana de Comunicação vai de 22 a 26 de outubro nos campus Morumbi e Ana Rosa, nos períodos manhã e noite. 

A programação completa pode ser acessada no: https://aicomfiam.net/2018/10/15/fiam-faam-promove-a

 

[1] Aluno do quarto semestre de Jornalismo e estagiário da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).