Evento também é de extrema importância para a formação dos alunos
Por Gabriela Cristina [1]
Edilane Felix [2]
A XVII Ação Saúde que ocorreu no campus Santo Amaro foi realizada por professores e alunos da instituição. O evento teve como objetivos receber e acolher pessoas que moram próximas ao local por meio de mais de 20 atendimentos na área da saúde. Alguns dos serviços prestados foram: orientação nutricional, exames de sangue e atendimentos fonoaudiológicos, odontológicos e estéticos.
O coordenador do curso de musicoterapia, Raul Brabo, considera que a Ação Saúde “é um dia muito especial porque integra todos os cursos da área da saúde da FMU e abre o campus para a sociedade visitar e fazer exames”. Para ele, o curso de musicoterapia – que realizou interações musicais durante todo o dia – tem a função de integrar e sensibilizar as pessoas e o evento é essencial para a divulgação da profissão.
Coordenador do curso e musicoterapia, Raul Brabo, e alunos durante intervenção pelo campo, cantando o mantra nordestino
Os alunos do curso de nutrição, além de oferecer orientação nutricional, realizaram uma exposição para mostrar que alguns dos alimentos mais consumidos pela população têm taxa de sal e açúcar maior que do que a recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Para a estudante do 7º semestre de nutrição, Larissa Brito de Lima, que participou da exposição, o evento serve para “passar o que a gente conhece para as outras pessoas e elas se surpreendem”.
Além disso, os alunos do curso de Educação Física atenderam aos que participaram da ação tirando medidas, peso, altura, fazendo cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e porcentagem de gordura corporal. Os estudantes também conversaram com as pessoas sobre os resultados para recomendar a elas o que poderia ser feito para melhorar a saúde.
Para o estudante do 7º semestre de Educação Física, Victor Godoy, a Ação Saúde ajuda a aperfeiçoar o atendimento. “A gente vê resultados diferentes, histórias de vida diferentes e aprende a se adaptar a cada pessoa”, acredita.
Já os estudantes do curso de biomedicina, além de realizar exames, fizeram uma conscientização sobre as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), os métodos contraceptivos e os exames de Papanicolau. De acordo com o estudante do 7º semestre de Biomedicina, Gabriel Benevides, a intenção foi fazer com que as mulheres se sintam à vontade para fazerem o exame de Papanicolau, que também pôde ser realizado durante o evento. Segundo ele, “a gente não só ensina o que a gente sabe, mas a gente também aprende com as pessoas”.
Para a dona de casa Maria Soares Berto da Silva, que esteve presente com sua família para receber atendimento odontológico e fazer exames de sangue, o evento “é muito importante, porque a gente precisa cuidar da saúde”.
Já para Esmeralda Cristina Ambariantz, que foi atendida pelos alunos dos cursos de estética, odontologia, fonoaudiologia e fisioterapia, os atendimentos prestados durante a XVII Ação Saúde são importantes porque “fazem bem para as pessoas e elas aprendem a se cuidar”.
[1] Aluna do quarto semestre de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom)
[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).