O evento, que foi realizado no campus Santo Amaro, contou com a presença de professores, alunos e moradores da região
Por Gabriela Cristina [1]
Edilaine Felix [2]
Na última sexta-feira, 19 de outubro, os cursos da área da saúde da FMU ofereceram mais de 20 atendimentos para a comunidade local gratuitamente.
Presente no evento, o reitor do Complexo Educacional da FMU|FIAM-FAAM, Manuel Nabais da Furriela, diz que a ação, que já é conhecido em toda a região “é importante porque mostra o engajamento da FMU-FIAMFAAM em projetos sociais e atendimento à comunidade em uma clara demonstração do compromisso dos professores e alunos com questões sociais e de saúde pública”.
Além disso, ele também considera que a XVII Ação Saúde é a oportunidade de comemorar os 50 anos da instituição, que foi fundada em 1968.
A coordenadora do curso de Biomedicina, Daniela Vidotti destaca que os exames de Hepatite C e HIV, por exemplo, foram realizados por alunos de Biomedicina em parceria com a Associação dos Portadores de Hepatite C. Ela lembra que os testes são simples rápidos e de extrema importância, pois quanto mais precocemente as doenças forem detectadas maiores são as chances de tratamento.
Exames físicos, orientação nutricional, de obesidade, orientação para prevenção de parasitas e de outras doenças específicas, foram alguns dos exames realizados pela equipe de medicina veterinária, que faz entre 100 e 200 atendimentos durante o evento. “Se encontramos alguma alteração no animal encaminhamos para tratamento”, diz a coordenadora do curso de medicina veterinária, Ana Claudia Balda.
Portas abertas
A líder em extensão e responsabilidade social da FMU, Rogéria Ventura, destaca a importância de abrir as portas da faculdade para receber a comunidade. Segundo ela o evento tem a participação de multiprofissionais, coordenadores de cursos, professores e alunos, além de todo o processo de divulgação para a comunidade local, nesta que “ é a maior edição realizada até hoje”.
Sala de espera da equipe de Fonoaudiologia e exame de audiometria, realizado na Ação Saúde
De acordo com a professora do curso de fonoaudiologia, Maria Beatriz Baruzzi, o evento também é importante para que os estudantes possam saber como atender o público, porque “e a ter sensibilização”
Para o estudante do 2º semestre de odontologia, João Victor de Almeida Souza, o mais importante é “a questão de atender a comunidade, de ter empatia e ajudar o outro”. Segundo ele, os estudantes da área da saúde têm que a pensar sempre no próximo.
[1] Aluna do quarto semestre de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom)
[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).