A Agência Integrada de Comunicação (AICom) é um instrumento pedagógico previsto nos PPC dos Cursos de graduação da Escola de Comunicação do FIAM-FAAM – Centro Universitário.

É constituída sob a responsabilidade e direção das Coordenações de Cursos e orientada por docentes que atuam na orientação e supervisão da rotina e dos trabalhos dos alunos componentes da agência.

Por meio da AICom o aluno poderá vivenciar um ambiente que reproduz métodos e processos empregados no contexto profissional e realizar a integração entre teoria e prática de forma a ser traduzida em projetos inovadores e na solução de problemas com a utilização de modelos e ferramentas contemporâneas de comunicação.

NOSSA MISSÃO

Ser um instrumento pedagógico de excelência para a formação profissional do aluno e para a integração entre o conteúdo teórico dos cursos e as práticas profissionais contemporâneas, promovendo a interdependência entre ensino, pesquisa e extensão.

NOSSA VISÃO

Ser modelo de Agência Integrada de Comunicação reputada pelo mercado como centro de excelência na formação de profissionais competentes, inovadores, éticos e socialmente comprometidos com os contextos em que atuam.

NOSSOS VALORES

  • Ética pessoal e profissional: promoção de comportamento individual e profissional de acordo com normas éticas e morais.
  • Espírito de trabalho em equipe: clima de colaboração mútua ressaltando as capacidades individuais.
  • Criatividade e inovação: capacidade de propor soluções inovadoras no campo da comunicação social em cenários organizacionais.
  • Senso crítico: promover o senso de justiça, competência profissional e imparcialidade na tomada de decisões profissionais.
  • Visão de futuro: buscar constante atualização e inovação no campo das comunicações e se preparar para os desafios a serem enfrentados nas próximas décadas.
  • Liderança: saber liderar processos e pessoas mediante competência profissional e comportamento ético.
  • Eficácia: fazer as tarefas de forma a atingir os objetivos esperados.
  • Inclusão Social: propiciar igualdade de oportunidades e respeito às diversidades.


NOSSO PÚBLICO

A Agência Integrada de Comunicação – AICOM está apta a dar atendimento profissional tanto às escolas que compõem o FIAM-FAAM – Centro Universitário e o Centro Universitário FMU, como aos parceiros da instituição que podem solicitar seus serviços em suas respectivas áreas de atuação.

A ESTRUTURA

A AICom é estruturada em quatro departamentos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, e Relações Públicas. O relacionamento entre os departamentos da Agência Integrada de comunicação permite uma atuação sinérgica entre Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas.

A estrutura e a hierarquia da AICom e de seus departamentos é apresentada no organograma a seguir:

COMO ESTAMOS ESTRUTURADOS:

  • Departamento de Publicidade e Propaganda – responsável pelo contato com os clientes; captação de clientes; elaboração e consolidação do briefing, criação, desenvolvimento e execução dos planos de comunicação e suas respectivas veiculações.
  • Departamento de Jornalismo – responsável pela produção de pautas; gravação de reportagens em áudio e vídeo; edição de textos e materiais audiovisuais; registro fotográfico de eventos; produção e edição de material jornalístico para o site e redes sociais; cobertura de eventos e assessoria de imprensa.
  • Departamento de Rádio e TV – responsável por produção, gravação e edição de produtos audiovisuais para as diversas plataformas de distribuição de conteúdo, como web TV, web rádio, Portal e redes sociais; produção e organização do Festival Audiovisual FIAM-FAAM.
  • Departamento de Relações Públicas – responsável por ações de relacionamento entre os públicos, criação de programas de integração com a comunidade e organização de atividades. Formula ações para o bom relacionamento da organização com os diferentes públicos.

Os departamentos são subdivididos em:

Publicidade e Propaganda

  • Atendimento – responsável pelo contato com os clientes; captação de clientes; elaboração e consolidação do briefing.
  • Planejamento – criação, desenvolvimento e execução dos planos de comunicação, campanhas e projetos.
  • Criação e Produção – responsável pelo desenvolvimento da criação, produção e finalização das peças publicitárias impressas e eletrônicas.
  • Mídia – levantamento, criação e desenvolvimento do plano de mídia.


Jornalismo

  • TV: pauta, produção, gravação e edição de produtos jornalísticos em vídeo para exibição e distribuição multiplataforma.
  • Rádio: pauta, produção, gravação e edição de produtos jornalísticos em áudio para exibição e distribuição multiplataforma.
  • Fotografia: Registro fotográfico dos eventos e das pautas em geral para distribuição multiplataforma.
  • Impresso: Produção, reportagem e edição de textos jornalísticos para distribuição multiplataforma.
  • Assessoria de Imprensa: Elaboração de release, atendimento à imprensa, media training, clipping, follow up.


Rádio e TV

  • Web TV: Produção, gravação, edição e pós-produção de produtos em vídeo, ficção e não-ficção, para distribuição multiplataforma. Gravação e edição de eventos e palestras promovidas pela Escola de Comunicação.
  • Web Rádio: Produção, gravação, edição e pós-produção de produtos em áudio, ficção e não-ficção, para distribuição multiplataforma.
  • Festival Audiovisual: Produção e organização do Festival Audiovisual FIAM-FAAM.


Relações Públicas

  • Divulgação Digital: intermediar todas as negociações e demandas junto a equipe de marketing do Complexo FMU/FIAM-FAAM.
  • Eventos: planejamento, produção, acompanhamento e avaliação de todos os eventos.
  • Relacionamento: desenvolvimento de estratégias e ações com públicos estratégicos.

A  AICom responde diretamente às Coordenações dos Cursos e à Diretoria da Escola de Comunicação do FIAM-FAAM – Centro Universitário.