Rádio FIAMFAAM é lançada no campus Ana Rosa

Por Giovana Xavier

Quarta-feira, 23 de agosto, é uma data que ficará na memória da Escola de Comunicação do FIAM-FAAM Centro Universitário. Foi nesta data, no campus da Ana Rosa, que aconteceu a reinauguração da Rádio FIAMFAAM. “A rádio foi criada para os alunos e para os cursos oferecidos pela instituição”, diz a diretora da Escola de Educação, Comunicação, Artes, Design e Moda, Simone Espinosa.

A rádio, que pode ser acessada através do link http://radiofiamfaam.com ou pelos aplicativos em tablets e smartphones, tem como objetivo proporcionar aos alunos de comunicação prática profissional além de conteúdo informativo e variado para os estudantes dos diferentes cursos do Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM.

“Hoje a instituição trabalha com foco no mercado de trabalho, nas demandas cada vez mais urgentes do mercado, e a faculdade tem a obrigação de preparar os estudantes para suprir essas necessidades. Participar da rádio enriquece o portfólio do aluno, aproximando-o do mercado”, acrescenta Simone.

Alunos, coordenadores e professores dos cursos de Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Tecnológos lotaram o hall de entrada da Ana Rosa para ouvir e ver como funciona uma rádio. Os professores Julio Moreno e Rodrigo Matiskei comandaram a programação ao vivo que teve entrevistas com outros professores da casa e a participação de alunos em um quis.

“Na rádio, pelo seu alcance, os alunos terão a oportunidade de exercer a profissão que escolheram. A rádio será feita pelo e para os alunos”, diz o coordenador do curso de Rádio e TV, Fernando Leme.

Participação

De acordo com o professor do curso de Rádio e TV e coordenador da rádio Júlio Moreno, a rádio tem uma proposta educacional, com programação mesclando música entretenimento, educação e informação.

“É muito bom ver o projeto ter se transformado nessa experiência transformadora. A rádio FIAMFAAM veio para ficar. Acredito que a rádio é muito mais que uma ferramenta de aprimoramento para os alunos, é a realização de um sonho para professores e alunos”, diz Moreno.

O professor de Publicidade e Propaganda, que também encabeça o projeto da rádio, Rodrigo Matiskei, está bastante entusiasmado com o projeto. “Alunos de outros cursos que tiverem vontade de conhecer e participar da rádio podem trazer novas ideias e assuntos. Essa interação vale muito a pena e é muito importante para que os alunos possam compartilhar conhecimento”, afirma o professor.

Monitoria

A rádio estará no ar por 24 horas e os alunos da área de comunicação poderão ficar frente a frente com atividades que desejam exercer futuramente, como fazer a programação, criar as trilhas, jingles, locução, edição, operação de mesa de som, além de participar da rádio como monitores.

Para os interessados, a rádio também organizará oficinas de edição dos professores Júlio Moreno e Rodrigo Matiskei. “E esses alunos podem trazer ideias novas, por exemplo: um aluno de educação física, biomedicina, vai trazer novidades, curiosidades, ideias, assuntos, que alunos de comunicação não conhecem” Matiskei.