O evento reuniu grandes nomes do jornalismo brasileiro, que falaram sobre suas experiências para alunos e professores.
Por Ana Luiza Moraes Cavalcanti [1]
Supervisão Prof.ª Sofia Franco [2]
Na última quarta – feira, dia 09/04, os alunos do curso de Jornalismo da FMU FIAM – FAAM participaram da Academia LED: Jornalismo Globo na Universidade, o mais novo campo de atuação do Movimento LED (Luz na Educação). A iniciativa da Globo em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), promoveu um encontro entre estudantes, professores e grandes nomes do jornalismo brasileiro para trocar conhecimento e também para reforçar a importância do jornalismo profissional.
O novo projeto é uma extensão da Academia do Jornalismo, um programa de capacitação da emissora que consiste no desenvolvimento profissional de novos jornalistas a partir de palestras e mentorias com profissionais renomados da casa, como o jornalista William Bonner.
A aula aberta e gratuita, realizada no campus da USP, contou com a participação de Maju Coutinho, Renata Lo Prete e César Tralli, que compartilharam suas trajetórias na profissão, suas coberturas jornalísticas mais marcantes e relembraram os tempos de faculdade. Em um bate papo descontraído e ao mesmo tempo inspirador, os profissionais destacaram os desafios da carreira, a necessidade de um jornalismo ético, apurado e comprometido com os fatos. Também deram dicas práticas sobre buscar experiência, aprender com quem é referência e acrescentar reflexões e análises às notícias.

Depois da palestra, os estudantes puderam acompanhar uma entrevista conduzida por Maju, Renata e Tralli com uma das maiores autoridades em mudanças climáticas do país, o cientista Paulo Artaxo, coordenador do Centro de Estudos Amazônia Sustentável da USP. O professor do Instituto de Física destacou os efeitos já visíveis da crise climática, o papel da ciência na busca por soluções e, principalmente, a responsabilidade da mídia em informar a população com clareza e profundidade.
Durante o evento, também foi lançado o edital do projeto, que vai selecionar cinco estudantes de jornalismo para desenvolverem conteúdos originais sobre as mudanças climáticas, que serão publicados nos portais da Globo. A proposta busca incentivar a produção jornalística através de textos, vídeos, podcasts, mini documentários com foco em ciência e sustentabilidade, dando visibilidade ao trabalho de jovens comunicadores.
Para os estudantes da FMU FIAM-FAAM, a experiência foi enriquecedora tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal. “Estar nesse ambiente, ouvindo jornalistas que são referência e discutindo temas tão urgentes como o clima e o futuro do jornalismo, foi transformador”, comentou a estudante Raquel Portela.
A participação dos estudantes reafirma o compromisso da FMU FIAM-FAAM com a formação de profissionais atentos às transformações do mundo, alinhada às grandes questões do nosso tempo, como o meio ambiente, o papel social da informação, e engajados na construção de um jornalismo mais humano, ético e comprometido com o futuro.
Confira aqui o edital para participar da Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade.
As inscrições estão abertas até o dia 30/04.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM- FAAM, estagiária AICOM – Repórter
[2] Professora do curso de Jornalismo