Captura de tela 2024-12-20 170526

Gastronomia da FMU recebe estudantes do Panamá em evento de intercâmbio

Parceria visa a troca de conhecimentos entre cozinha brasileira e panamenha 

Reportagem: Clara Garcez e Ingrid Cruz [1] 

Supervisão: Gean Gonçalves [2]

Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro foi realizado o intercâmbio Sabores que Conectam entre os cursos de gastronomia da FMU e o Instituto Superior de Artes Culinárias do Panamá (ISAC), com apoio da Federação Empresarial de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (FHORESP), Aregala Internacional e Cozinheiros Sem Fronteiras. No total, nove estudantes panamenhos vieram para São Paulo, onde tiveram aulas com professores da FMU e visitaram a sede da FHORESP.  

No primeiro dia, os alunos aprenderam mais sobre a caipirinha com o vice-presidente da Aregala Internacional Celso dos Santos Garcia, e depois fizeram pratos da cozinha nortista e nordestina com a orientação do professor Aldo Alves. Inicialmente, os alunos panamenhos foram apresentados ao tacacá, ao acarajé e à moqueca de peixe. Os convidados colocaram a mão na massa, e aprenderam o passo a passo de cada prato, desde os ingredientes até a forma de empratar cada comida. Os panamenhos puderam sentir o tempero forte e acolhedor do povo nordestino e do norte do Brasil.

Estudante panamenha na preparação e degustação de caipirinha 
Preparação do molho da moqueca, prato típico da Bahia
Tacacá, prato típico do norte do Brasil

Na terça-feira (3), os intercambistas se aprofundaram ainda mais na culinária brasileira. Os alunos prepararam feijoada, pão de queijo e dois tipos de brigadeiro – três pratos famosos da culinária brasileira. Com a supervisão dos professores Deumas Lourenço e Marcia Ikemoto do curso de Gastronomia. Na ocasião, os alunos acompanharam o modo de preparo e a história de cada prato. 

Por fim, no último dia de atividades (4), foi a vez dos panamenhos apresentarem a gastronomia de seu país para os brasileiros. Através de pratos como almojabano, bienmesabe, lechón, patie, torrejitas de maíz, carimañola e plantintá. Como dito por um dos intercambistas, a recepção foi muito carinhosa e favoreceu a troca de experiências entre os envolvidos, que também puderam mostrar sua culinária, que tem um papel muito importante na cultura e identidade panamenha.

Lechón, carne frita, prato típico panamenho 

O evento foi celebrado por todos, e em depoimento, os organizadores expressaram a alegria de poder fazer essa troca cultural e a vontade de contribuir cada vez mais com projetos como este. “Quem sabe um dia possamos levar os estudantes brasileiros para o Panamá e outros países”, comentou Ricardo Ponsirenas, reitor da FMU FIAM FAAM. 

Veja a seguir mais fotos do evento, que aconteceu na Casa Metropolitana do Direito na Liberdade:

Intercambista panamenha durante atividade no laboratório cozinha da FMU
Estudantes panamenhas durante a preparação de pratos clássicos de seu país
Pratos panamenhos preparado pelos intercambistas na FMU

[1] Estudantes do curso de Jornalismo da FMU/FIAM FAAM, estagiárias da AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisores de estágios AICOM