Evento aborda importância da música na vida das pessoas, bem como sua relação com a cultura negra
Reportagem: Samir Murilo Mariano [1]
Supervisão: Professores Gean Gonçalves e Sofia Franco [2]
No dia 21 de novembro, o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais da FMU e da FIAM FAAM receberam a musicoterapeuta e professora Maria Carolina Simões e a cantora backing-vocal Vanessa Demétrio da Silva para uma conversa transmitida no Youtube sobre a musicoterapia e sua importância na saúde das pessoas.
A musicoterapia é tipo de prática clínica na qual usa-se, como o próprio nome diz, a música para estimular e tratar os sentidos e emoções de pacientes. Entre citações de especialistas na área que foram utilizadas, está a de Bruscia, que dizia que a musicoterapia não é simplesmente a utilização da música, mas sim o uso das experiências musicais.
Além das explicações, houve também a performance musical de Vanessa Demétrio, realizando covers de músicas clássicas brasileiras, como Canções e Momentos (considerada por elas uma ode a musicoterapia), de Fernando Brant e Milton Nascimento.
Após as performances, também foram realizados questionamentos sobre a percepção brasileira em relação à música, e uma crítica em relação ao fato de certos estilos musicais serem discriminados e padronizados, principalmente, aqueles atrelados à identidade e a cultura negra.
Tanto a professora Maria Carolina quanto a cantora Vanessa Demétrio concordam que a cultura musical branca dominante dita o que é bom e o que é ruim, enquanto estilos musicais de uma cultura afrodescendente são majoritariamente desprezados por preconceito.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiários AICOM
[2] Professores do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisores de estágios AICOM