Criadas pelos formandos deste primeiro semestre, as agências competiram na premiação mais importante do curso
Especial: Letícia Lemos e Luan de Araujo
Concluir o curso sem um grand finale não seria condizente com o perfil do publicitário. É assim que a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda (PP) e fundadora do evento, Tereza Elisabete Imperiale, define um dos conceitos do Flamingo de Ouro. A oitava edição desse grande evento ocorreu durante a noite do dia 24 de junho, uma segunda-feira, e contou com a presença de mais de 250 participantes, entre alunos, professores e familiares e e mais de 1,2 mil assistiram pelo Youtube Live..
Com o objetivo de destacar e valorizar, de forma pública, acadêmica e profissional, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), o Flamingo de Ouro é o evento de encerramento semestral do curso de PP. Por meio de uma premiação similar aos prêmios Caboré (do jornal Meio & Mensagem) e Cannes (Festival international) – com o Flamingo de Ouro para o primeiro lugar, Flamingo de Prata para o segundo e Flamingo de Bronze para o terceiro – o evento reconhece e celebra os trabalhos produzidos pelas agências formadas pelos alunos do curso.
Após a apresentação das autoridades que compuseram a mesa do evento, a primeira parte da cerimônia foi dedicada às menções honrosas. As sete agências que participaram da premiação, Astrus, Florence, Innov, Luz, Ogawa, Watermelon e Women foram homenageadas por seus trabalhos desenvolvidos e contemplados com certificados digitais. Confira, a seguir, os resultados:
- Melhor apresentação: Luz;
- Melhor criação: Astrus;
- Melhor mídia: Florence;
- Melhor planejamento: Ogawa;
- Melhor trabalho escrito: Woman;
- Melhor vídeo: Innov.
Antes da parte mais esperada da noite, o evento dedicou um espaço na programação para realizar três homenagens. A primeira delas foi a entrega de um Flamingo de Ouro para a agência vencedora da turma de 2020.2, que, devido à pandemia de covid-19, não pôde ser contemplada com um evento naquele ano. A segunda foi para as três agências que entraram no pódio na edição de 2023.2, onde cada uma delas recebeu um Flamingo de acordo com a sua posição. A terceira homenagem foi aos componentes da mesa diretora: o egresso do curso de Publicidade e Propaganda e CEO da Thinkers Co., Renato Guedes, a Head de RP da agência Lew Lara TBWA, Amanda Brandão, o representante da Associação dos Profissionais de Propaganda, Reginaldo Andrade e o CEO da Pertalks, patrocinadora do evento, Luis Quadros.
Com as menções honrosas e homenagens concluídas, finalmente chegou o momento mais aguardado da noite: a premiação do Flamingo de Ouro 2024.1. A ansiedade e expectativa tomaram conta não só dos alunos de PP, mas também de todos presentes no auditório. A cada anúncio dos resultados, todas as agências foram ovacionadas com aplausos e torcida que fizeram o auditório reverberar. Veja como ficou o pódio da cerimônia:
- Em terceiro lugar, recebendo o Flamingo de Bronze, ficou a agência Luz;
- Representado pelo Flamingo de Prata, a agência Watermelon ficou em segundo lugar;
- O destaque da noite, a agência Astrus, foi premiada com o Flamingo de Ouro.
A agência Astrus, grande vencedora do evento, criou uma campanha em torno do Nissan Kicks, onde elaboraram propostas de reaproximação do público já existente da marca e também aproximação do público jovem. O projeto foi pensado de acordo com o Brand Book da Nissan.
Para Gabriel Trama, integrante da agência Astrus, receber o Flamingo de Ouro foi um misto de sensações: “Você acaba relembrando de tudo que passou durante essa trajetória de quatro anos da faculdade. Então acaba sendo uma recompensa, uma alegria e uma honra muito grande ter conquistado isso junto com os meus colegas”, concluiu o formando.
“É um evento muito desafiador,” destacou o organizador do evento, professor Fábio Pelicer. “Mas é um evento que fazemos de coração, por isso a temática deste ano: ‘Family and Friends’. É justamente isso que queremos: trazer as famílias aqui, para que os alunos recebam notoriedade pelos trabalhos deles e possam chorar, sorrir e serem agraciados por todas essas pessoas”, explica.
O Flamingo de Ouro evidencia a importância de proporcionar aos futuros publicitários uma celebração pelos esforços empenhados durante a produção das campanhas publicitárias. “Todo publicitário quer ver sua campanha ser prestigiada, é natural da profissão. Por isso, que o Flamingo de Ouro surgiu, para mostrar a esses alunos que as campanhas deles, por mais que elas não tenham ganhado um Flamingo, importam e merecem ser notadas pelo público”, enfatizou Tereza Imperiale.
Quando perguntados sobre o que os alunos de Publicidade e Propaganda podem esperar para o próximo Flamingo de Ouro, as respostas de Tereza e Fábio foram a mesma: “Save the date: 9/12; e esperem por algo ainda mais grandioso”.
O evento ocorreu no auditório da Casa Metropolitana do Direito (CMD), parte do campus da FMU | FIAM FAAM, localizado na Avenida Liberdade, centro de São Paulo.