Professor de Moda – FMU/FIAM-FAAM
Escrito por: Joyce Barros Lisauskas¹
O professor do curso de Moda da FIAM FAAM nasceu e foi criado em Araçatuba, uma cidade pacata do interior do estado de São Paulo. Logo após seus 19 anos, Sérgio se mudou para a capital paulista com o principal objetivo de ingressar num cursinho pré-vestibular e começar o Ensino Superior.
Sua formação acadêmica teve início no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP). Em 1982, foi ao Japão para estagiar na área de restauração, mas, quando retornou, percebeu que não se identificava com ela e trabalhou muito pouco nesse âmbito. A sua atuação teve maior foco no campo de Design Gráfico, numa época em que o termo não era tão utilizado e era chamado de “Desenho Industrial” e “Programação Visual”.
O docente conta que no período entre as décadas de 1980 e 1990 existiam muitos trabalhos consistentes em design e foi a partir desse campo que ele começou a trabalhar numa agência de Full Service (Serviço Completo, traduzido do inglês). O trabalho de criação de identidade visual para empresas o introduziu na área de Comunicação e Publicidade e Propaganda, que abriu portas para seu primeiro contato com a moda.
Por se tratar de um ramo com demanda elevada, Sérgio tinha contato com muitos clientes da moda e produzia catálogos e anúncios para revistas de dessa área, como Cláudia, Capricho e Vogue. Naquele tempo, a moda era muito editorial e não existia tanta digitalização quanto hoje. As tecnologias digitais revolucionaram o cenário da comunicação nos anos 2000.
Segundo o professor, docência é um sacerdócio e uma missão, que sempre esteve presente na sua vida de forma natural. Desde o primário gostava de ensinar seus colegas, dava aulas particulares e desenvolveu muito gosto pela arte de lecionar. Por isso acredita muito que só a educação é capaz de transformar a vida de uma pessoa e a nação para melhor.
Com MBA em Branding pelas Faculdades Integradas Rio Branco e mestrado em Design pela USP, Sérgio foi chamado, a princípio, para dar aulas nas pós-graduações em Comunicação e Marketing da FMU. Em 2015, foi convidado para ministrar as aulas de Planejamento Estratégico no curso de Design e, com o tempo, começou a lecionar aulas na graduação em Moda. Hoje, dedica-se quase exclusivamente ao Bacharelado em Moda.
Sérgio comenta que, no seu tempo livre, gosta de desfrutar da culinária japonesa e outras variedades de comidas pelos restaurantes que frequenta. Exposições e cinema também ocupam espaço no lazer do professor. Atualmente, faz doutorado em Design na FAU-USP e seu trabalho já passou pela etapa de qualificação.
Para finalizar, o professor oferece um conselho simples e objetivo a quem vai entrar na carreira em moda: “Pesquisa, pesquisa e pesquisa! Moda é composta por 95% de pesquisa e transpiração e só aquele pouquinho de 5% de criação efetiva. […] E moda também é um negócio, que precisa beber um pouco da arte. Precisa ter paixão!”.
¹ Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.