Curso de artes visuais do FIAM-FAAM recebe alunas formadas para debate sobre a licenciatura na contemporaneidade
Reportagem: Taise Magalhães [1]
Supervisão: Professor Gean Gonçalves [2]
Revisão: Professora Sofia Franco [3]
No dia 25 de abril, as egressas Caroline Perin e Iara Fontes, licenciadas do curso de Artes Visuais, foram convidados a retornar a FIAM-FAAM para mesa redonda onde debateram sobre o Arte Educador contemporâneo. O evento aconteceu no auditório Nelson Carneiro e contou com a participação de alunos e professores em uma palestra que encorajou os discentes de licenciatura em Artes Visuais.
Atualmente, Caroline Perin e Iara Fontes trabalham como professoras em escola particular. Durante a apresentação, elas falaram da importância do ensino da arte nas escolas, e como é desafiador inserir os conteúdos teóricos e ter a participação dos alunos nas aulas.
Na etapa de diálogo com o público presente, a moderadora Professora Clarissa Sampaio Amantea, docente na Escola das Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Artes e Humanidades, foi a responsável pela primeira pergunta da noite, na qual ela abordou a defasagem dos conteúdos apresentados pelas escolas particulares.
Para Iara Fontes “A vivência no colégio particular é um ensino mais formal e engessado, o que dificulta no aprendizado. A arte acaba saindo do ar criativo, muitos não gostam da disciplina e acabam apenas cumprindo uma obrigação.”
Já Para a Caroline Perin “o obstáculo é fazer com que os alunos não se dispersem com tanta facilidade”, pois seus alunos são crianças com idade entre 7 e 10 anos. Como o colégio onde ela leciona é mais aberto aos conteúdos e a matéria apresentada por ela é extracurricular, o ensino tende para um lado mais criativo.
As palestrantes também falaram sobre o término da faculdade, que por muitas vezes deixa o universitário com receio de ir para o mercado de trabalho. Mas elas deixaram uma mensagem para que os alunos se dediquem ao estudo, pois existem muitas possibilidades e oportunidades que o diploma pode oferecer.
A aluna Beatriz Soares, do Curso de licenciatura em Artes Visuais, contou que o momento foi importante para que ela pudesse ter uma noção do que poderia acontecer nas ministrações das aulas pós término de faculdade.
“A palestra agregou na minha perspectiva do que pode acontecer depois da faculdade e dos desafios do ensino, também foi interessante elas falarem sobre outras oportunidades para não ficarmos presos somente a sala de aula. Podemos abrir um ateliê ou ter outras meios de trabalho apesar de fazermos licenciatura”, relata Beatriz.
Ao final da palestra, Caroline Perin e Iara Fontes comentaram que a iniciativa da faculdade em convidar egressos é um momento acolhedor para os alunos e agradeceram o convite.
A quarta noite da semana da comunicação para os alunos do curso de licenciatura em Artes Visuais foi regada de muitos sorrisos e alívio por parte do público presente, garantiu também 4 horas de atividade complementar concluída para os participantes.
[1] Estudantes do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiárias AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM