Estilista abordou o mercado da moda, branding e tendências
Reportagem: Juliana Beletato [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]
No dia 12 de março de 2024, o curso de Moda da FIAM recebeu Maurício Lobo, estilista, profissional referência no mercado de jeanswear, consultor e gestor de marca para uma aula magna no campus Vila Mariana.
O tema da aula magna foi “A indústria da moda em transformação: um paralelo entre carreira, construção de marcas e mercado”. Maurício começou tratando sobre seu início na carreira e seus desafios, além das mudanças nos cenários da indústria da moda no decorrer de sua trajetória.
Lobo articulou suas experiências em grandes marcas do varejo, passando pelo atacado, e como cool hunter por mais de 10 anos pelo Senac.
Durante a aula, ele mostrou seu trabalho como gestor de marcas, explicou a definição de branding, ao citar o livro A (r)evolução do branding, de Ana Couto, para exemplificar seu trabalho com as empresas que querem se se posicionar de forma mais eficaz no mercado.
O convidado falou também sobre as pesquisas de comportamento e as gerações de consumidores, como elas são um pouco contraditórias, pois a mesma geração que fala sobre sustentabilidade é a mesma que consome fast fashion.
“Trabalhar com moda exige atenção no estilo de vida das pessoas e se alinhar com os movimentos atuais para fazer produtos assertivos”.
Sobre a experiência da aula, o estilista disse que palestrar é como algo espiritual, pois ganhou tanto repertório com a moda, viajou por tantos países, que sente a necessidade de incentivar os alunos que sonham com uma profissão tão fascinante e desafiadora.
No contato com os estudantes, Lobo trouxe uma comitiva bastante animada. Fábio e Ágatha, que são os donos de uma agência de mídias, e os amigos Donizeth, que trabalha na AACD, Rodrigo da Pliè e Ju Medina, que é representante do Denim City São Paulo.
O estilista pode ainda tratar de seus projetos mais recente – como apresentador do podcast Dentro do Denim City, onde tem a oportunidade de conversar com diversos players do mercado da moda. E sua atuação na Feira Fenin Fashion, maior encontro profissional da comunidade têxtil e de vestuário da América Latina, dirigida especificamente a lojistas de todo o País.
Ao fim da palestra houve a oportunidade de os alunos realizarem perguntas, e uma homenagem a Yeda Amaral, importante inspiração no mercado do jeanswear.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – Repórter
[2] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM