Evento sobre Comunicação Institucional foi totalmente organizado por estudantes da FMU | FIAM FAAM com presença de nomes do mercado
Reportagem: Linda Bee [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]
No dia 23 de outubro 2023, aconteceu a primeira mesa redonda sobre Comunicação Institucional, no campus Liberdade, atividade dos cursos de Comunicação e Marketing, Relações Públicas e Eventos. Na ocasião marcaram presença também estudantes do curso de Secretariado Executivo. Entre os convidados, estiveram presentes Thiago Augusto, da empresa Magazine Luiza.
O palestrante da noite é formado em Jornalismo e pós-graduado em assessoria de imprensa, gestão da comunicação e marketing. Com 18 anos de experiência no mercado de comunicação corporativa, está há 12 anos no Magalu, hoje é responsável pelas áreas de comunicação interna, employer branding, employer experience e bem-estar. Junto a ele, também compuseram a mesa: Rodrigo Thomaz, da Electrolux, e João Pedro, da Fundação Cásper Libero.
O evento teve a participação do aluno Arthur, do 5º semestre do curso de Relações Públicas, também conhecido pelo nome artístico “Tuzh”, que deu um show antes da mesa redonda. Sua apresentação de rap e hip-hop, de modo assertivo trouxe uma energia única ao evento.
A mediação e comando da mesa ficou por conta de Isabella Sombra que ajudou a tornar o evento ainda mais interessante. De fato, a mesa redonda foi um evento informativo. O palestrante Thiago Augusto discutiu a trajetória das Lojas Magalu e a importância da comunicação nos processos de vendas. Ele destacou como a comunicação pode ajudar a valorizar os colaboradores e a importância da criatividade no trabalho para alcançar resultados e impulsionar as vendas.
Outros palestrantes, Rodrigo Thomaz, da Electrolux, e João Pedro, da Fundação Cásper Líbero, falaram sobre a evolução da tecnologia em eventos, na qualidade e na entrega de serviços ao cliente. João Pedro enfatizou que, com o advento da internet, a entrega de serviço deve manter sua excelência, tanto no ambiente virtual quanto no presencial. João Pedro mencionou ainda as diversas causas que a fundação apoia, desde eventos até a coleta de lixo na Avenida Paulista, incluindo a instalação de bebedouros de rua para a população de rua.
Thiago Augusto ressaltou a necessidade de as empresas ponderarem se vale a pena estar visíveis o tempo todo e em todas as causas por meio das redes sociais. Segundo ele, as ações e causas devem ser discutidas de acordo com a essência da empresa. “Essas percepções são fundamentais para compreender como as organizações podem se ajustar e prosperar em períodos difíceis, ressaltando também a relevância do engajamento social no âmbito empresarial”.
Os presentes tiveram ainda a oportunidade de conversar com Gabriele, estudante de Relações Públicas, e Luigi, de Comunicação e Marketing, bem como com o professor William de Carvalho. Essas interações serviram como uma rica fonte de aprendizado e ofereceram uma visão mais aprofundada sobre os assuntos abordados.
A organização do evento foi uma experiência prática em si, que proporciona uma compreensão dos desafios de se planejar um evento bem-sucedido. O professor Carvalho destacou que imprevistos podem acontecer e que isso faz parte do aprendizado, o organizador de eventos precisa ter em mente as mudanças de última hora, além disso enfatizou a importância de se ter um “plano B”. “A capacidade de se adaptar e lidar com imprevistos é uma habilidade crucial que pode ajudar os alunos a se prepararem para o futuro”.
.
No fim da noite, a professora Rosemary, do curso de Secretariado Executivo, avaliou positivamente o evento. Ela destacou o valor das narrativas e do storytelling dos profissionais e como essas palestras são importantes para os alunos entenderem na prática o que realmente acontece na vida profissional. Ao final do evento foi realizado um sorteio de prêmios da Lowell Cosméticos e do Banco Bradesco.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM