Negócio do jornalismo: o profissional e o mercado passam por transformações

novos modelos de negócio
Marcelo Coutinho, Mariana Castro, Isadora Camargo, Beth Saad, Dani Miranda e Marina Mello. Foto: Karoline Marçal

 

Por Karen Moraes

Com o tema “Práticas em Movimento” a Semana de Jornalismo trouxe na manhã do dia 6 de abril a mesa de debate “Novos Negócios em Jornalismo”. O auditório Nelson Carneiro do FIAM-FAAM Centro Universitário recebeu profissionais experientes no cenário da comunicação: Beth Saad, professora da Universidade de São Paulo (USP); Marcelo Coutinho, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Mariana Castro, CEO da F451 Digital; Marina Melo, gerente comercial do Grupo Prisa e Dani Miranda, relações públicas e idealizadora do projeto “Quero ser Social Mídia”.

Temas como comunicação corporativa, novas plataformas, marketing digital, empreendedorismo, mudança do papel do jornalista na produção de conteúdo, a importância de saber trabalhar com dados no jornalismo, entre outros assuntos importantes foram amplamente debatidos.

Os convidados falaram também sobre as novas perspectivas jornalísticas e as transformações do mercado no âmbito jornalístico. Isadora Camargo, professora da instituição, ressaltou a importância desses temas para os alunos.

Por sua vez, a professora Beth Saad afirma: “Hoje, um espaço muito promissor para jornalistas recém-formados são os novos negócios, fora da grande mídia e das grandes marcas. Empreendimentos que são financiados por investidores e tem por origem o jornalista tradicional”. Ela completa ainda que não existe, e nunca existirá, um modelo pronto de como fazer jornalismo, mas é preciso ser inovador.

O professor Marcelo Coutinho comenta que o maior desafio do jornalista é entender qual é o negócio do jornalismo. Dentro do mesmo assunto, Dani Miranda completa: “É preciso conhecer as pluralidades do mercado”.