Farm worker driving tractor spraying green meadow generated by artificial intelligence

Estudantes da FIAM são selecionados por associação para conhecer agronegócio de São Paulo

Iniciativa da ABAG/RP levou estudantes de Jornalismo de universidades de SP para visitar empresas e fazendas do agro 

 

Reportagem de João Victor Diniz [1] 

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]

 

Um grupo de estudantes de jornalismo do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM esteve em visita, em agosto e em setembro de 2023, as cadeias produtivas do agronegócio de São Paulo a convite da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto – ABAG/RP. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, criada por empresários dos mais diversos segmentos do agronegócio da região que tem como principal objetivo valorizar a imagem institucional do setor, para que a sociedade perceba a dimensão e a importância do agronegócio na promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil.  

Maria Luiza foi uma das estudantes de Jornalismo que participou do Ciclo

Durante três dias em agosto, o ciclo de visitas e palestras contou com idas a Fazenda Experimental da Basf, em Santo Antônio de Posse; Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna; Embrapa Territorial e ITAL – Instituto de Tecnologia do Alimento, em Campinas; Usina Iracema, em Iracemápolis; e Case IH, em Piracicaba. Em cada local, os estudantes foram recebidos pela assessora de comunicação Valéria Ribeiro, que faz parte da ABAG/RP. A dinâmica foi a seguinte: visita a duas instituições por dia, sendo uma pela manhã e outra à noite, pública ou privada, e com direito a uma palestra apresentada pelo representante de cada instituição, além de um tour.  

Em setembro, as empresas Cargill e Basf e o Instituto Agrônomo mostraram seus laboratórios e apresentaram algumas pesquisas elaboradas, um exemplo, foi como as sementes sofrem monitoramento a partir do estudo do solo. Já a Embrapa Meio Ambiente falou sobre uma pesquisa científica de como as bactérias podem auxiliar na renovação do solo e na preservação de plantas. 

“O evento que mais chamou minha atenção ocorreu em 27 de setembro, apresentado pela Cooperativa Veiling, já que a mesma participa do agronegócio, e que só trata do assunto sobre flores e que é detentora de 70% do mercado nacional, e através dessa empresa existe um leilão de flores, que não são ligadas diretamente a alimentos e sim plantas ornamentais”, destacou Larissa Gomes, estudante do 6 semestre de Jornalismo da FIAM FAAM. 

A ABAG/RP foi fundada em dezembro de 2000, com o objetivo de valorizar a imagem do agronegócio e, por consequência, melhorar a percepção da sociedade sobre o setor. Desde então educação e comunicação estão no centro de todas as atividades desenvolvidas. Programas e ações de valorização, focados na comunicação e na educação, como o Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro” e a Campanha de Valorização Institucional da Imagem do Agronegócio foram amplamente assimilados. Esse olhar é muito positivo para o setor, o que demonstra a importância do trabalho realizado pela ABAG/RP nas últimas décadas. 

Os eventos promovidos pelo Ciclo de Visitas da ABAG/SP, ocorreram nas cidades da região de Campinas e Santo Antônio de Posse, e também em São Paulo, com o objetivo de abrir as portas para os estudantes de jornalismo pensarem em coberturas sobre a cadeia produtiva do agronegócio, seja em instituições pública ou privada, através de pesquisas e inovação, além de toda ciência. Desde alimentos, e de como esses produtos influenciam e auxiliam na vida do cotidiano. Mostrando como o agro vai desde alimentar pessoas até a produção industrial. 

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiário AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM