Confira os vencedores da sexta edição do Flamingo de Ouro, prêmio do curso de Publicidade e Propaganda da FIAM
Especial: Lucas Luan Durães [1] e Raylla A. Rocha [2]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3]
No último dia 19 de junho, aconteceu a 6ª edição do Flamingo de Ouro, premiação que visa destacar os melhores projetos de TCC do curso de Publicidade e Propaganda, projetos esses realizados a partir do contato dos estudantes com clientes reais, podendo ser médias e grandes marcas do mercado nacional e também internacional.
Com cinco categorias, foram reconhecidos como melhores produções em PP: a Agência 911, como Melhor Planejamento; Agência Eclipse, com Melhor Mídia; Agência Criarte, com Melhor Criação. Já a categoria Melhor Vídeo ficou com a Agência Thinkers e a Melhor Apresentação com a Agência Kaliope. Na ocasião, o auditório da Casa Metropolitana do Direito, da FMU, ficou repleto de alunos orgulhosos e felizes com a celebração.
No evento, foram concedidas menções honrosas também nas cinco categorias: planejamento, mídia, criação, vídeo e apresentação. Essas menções honrosas reconhecem o esforço, a criatividade e a excelência de estudantes em cada atividade específica, valorizando suas habilidades e competências.
Como ponto auge da noite, o momento mais aguardado, foi o anúncio das Melhores Campanhas, reconhecidas com o Flamingo de Ouro (primeiro lugar), Flamingo de Prata (segundo lugar) e Flamingo de Bronze (terceiro lugar). Esses prêmios não apenas reconhecem o talento e a originalidade dos estudantes, mas também conferem um prestígio significativo aos seus esforços. Os destaques da noite foram:
- Flamingo de Bronze: Agência Trevo (receberam óculos da Chilli Beans, pack de Red Bull e certificado digital);
- Flamingo de Prata: Agência Imagini (receberam relógio Chilli Beans, pack de Red Bull e certificado digital);
- Flamingo de Ouro: Agência X (receberam óculos e relógio ChilliBeans, pack de Red Bull e certificado).
Em entrevista, estudantes criadores da Agência X, Walisson Sousa e Yule Braga, sinalizaram os principais desafios do grupo para chegarem ao resultado final:
“Olha, muitas reuniões, muita conversa até o martelo ser batido, o segredo de tudo é essa boa interação com grupo”. Quando perguntados sobre a sensação de ser o destaque da noite, comentam: “É um momento muito importante para nós, pois reconhece o nosso esforço, todo mundo ficou um pouco mais na faculdade depois das aulas, dormiu um pouco mais tarde, então tudo isso reconhece o nosso trabalho”.
O Flamingo de Ouro é um evento que reúne todo o corpo discente e docente do curso de Publicidade e Propaganda, transformando-se em um espaço de networking e interação entre alunos, professores e profissionais do setor. Essa troca de experiências e contatos é extremamente valiosa para os alunos, pois amplia suas perspectivas e possibilita o estabelecimento de conexões importantes para futuras oportunidades profissionais.
E caso você seja aluno de Publicidade, e esteja em processo de desenvolvimento do seu projeto, aqui segue três dicas importantes do professor Fábio Pelicer, do curso de Publicidade e Propaganda: “O primeiro ponto superimportante é seguir as orientações passadas pelos professores, o segundo ponto é a dedicação dos grupos, ou seja, não deixar as coisas para a última hora, e o terceiro ponto é ter uma boa divisão entre os estudantes, deixando cada um se destacando naquilo que melhor sabe fazer”. Além disso, o professor comentou que nesta edição do Flamingo, foi bem difícil definir a colocação dos três trabalhos premiados, devido à alta qualidade apresentada.
Para a professora Tereza Imperiale, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, na hora de fazer a escolha dos premiados há uma certa importância na análise da coerência na entrega da peça publicitária: “nós levamos em conta a entrega, se o aluno está entregando aquilo que propôs a fazer, na publicidade o seu telespectador não tem noção de como foi o seu planejamento, então a mensagem final tem que ser transparente”.
Premiações de trabalhadores de conclusão de curso, como o Flamingo de Ouro, desempenham um papel crucial ao impulsionar a carreira dos estudantes, proporcionando-lhes reconhecimento, visibilidade e inclusão no mercado de trabalho. Esses eventos não apenas valorizam o trabalho árduo dos alunos, mas também estimulam a criatividade, a inovação e o aprimoramento constante, preparando-os para enfrentar os desafios do setor de Publicidade e Propaganda com confiança e excelência.
Mas e aí, será que o seu grupo será o grande premiado pelo Flamingo de Ouro no próximo ano? Se envolver com a premiação é importante porque oferece reconhecimento, networking, inclusão no mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades e motivação pessoal. Participar de eventos como esse pode ser um passo significativo no crescimento profissional e na construção de uma carreira bem-sucedida na área escolhida.
O reconhecimento e a conquista de um prêmio podem impulsionar a autoconfiança, o orgulho pessoal e a motivação para buscar novos desafios e alcançar metas ainda maiores ao longo da carreira.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – oitavo semestre
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – oitavo semestre
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM