Em visita à emissora, estudantes de diversos cursos de Comunicação participaram das gravações do programa The Noite com Danilo Gentili
Reportagem: Gabriela Francia [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]
Estudantes do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM participaram, no dia 23 de maio, da gravação do programa The Noite com Danilo Gentili, no SBT. O programa contou com a participação de algumas personalidades, como MC Hariel, Moacyr Franco e Flávio José, conhecido como o maior tocador de sanfona do estado da Paraíba.
A visita foi feita sob supervisão do professor Gilmar Lucas, docente da escola de Negócios e Hospitalidade da FMU FIAM-FAAM e contou com 35 alunos dos cursos de Comunicação e Marketing, Publicidade e Propaganda, Economia e Matemática, matriculados em semestres diferentes.
Segundo o professor Gilmar Afonso de Lucas, o principal objetivo da visita é enriquecer o conteúdo visto em sala de aula, aproximando o aluno da realidade. Ela abraça várias situações e permite ao aluno ter uma visão holística de como funciona a gravação de um programa televisivo por trás das câmeras, entendendo a cenografia, os bastidores e a infinidade de papéis que fazem parte da produção.
Para o produtor do programa, Samuel Azevedo, que tem 11 anos de emissora, um dos pontos mais interessantes da visita é dar ao estudante a oportunidade de ver quantas profissões estão envolvidas na produção. Cameraman, caboman, colaborador de limpeza, roteirista, diretor, entre outras. São diversas posições e todas são muito importantes para a realização do programa. Segundo ele, os estudantes também ficam impressionados com a edição. “O estudante vendo em casa a televisão é uma coisa, mas participando de uma gravação é totalmente diferente […] um programa que leva 50 minutos no ar, às vezes leva 2 horas para gravar’’, afirma.
Ao chegar no SBT, os alunos fizeram um tour e conheceram um museu dentro da emissora, além disso participaram de uma palestra na qual fizeram várias perguntas e interagiram bastante. “Os guias que nos conduziram tinham muito conhecimento do assunto televisivo. Eles falavam da questão da filmagem, do tratamento com pessoas, da qualidade do tratamento, do atendimento…’’, explica o professor Gilmar.
Além disso, durante a visita, os estudantes também tiveram contato com outras instituições e presenciaram interrupções não combinadas e acontecimentos que os deixaram emocionados e motivados. Apesar da longa duração, ao longo do dia, a visita deixa os alunos imersos em diversas situações e permite que eles aprendam com o divertimento, além de ficarem marcados por terem ido ao local por meio da universidade.
Um dos visitantes, o estudante Gabriel Batista, que está no sétimo semestre do curso de Publicidade e Propaganda, conta que se inscreveu na visita porque queria ter uma experiência diferente junto com a faculdade e porque tinha curiosidade de conhecer um estúdio de televisão.
Segundo ele, a parte mais interessante da visita foi o estúdio. “É muito surreal a diferença de assistir pela televisão e você fazer parte da plateia. Você vendo tudo de perto […] essa foi a melhor parte’’, afirma.
Ele acredita que a visita vai colaborar com sua formação acadêmica por mostrar novos horizontes para a área de Publicidade e Propaganda: “A gente vê a movimentação dos produtores, dos diretores e sabe que um dia a gente também pode estar nesses cargos’’.
De acordo com o professor Gilmar, visitas técnicas fazem parte da graduação e a coordenação da FMU | FIAM FAAM incentiva e deixa essa prática sempre em evidência. Segundo ele, uma das maiores dificuldades é conciliar as agendas da empresa, dos alunos e do professor que irá supervisionar a visita. “Tem várias situações. Tem uma questão de segurança, tem uma questão de deslocamento, tem uma questão de alimentação, então tudo isso tem que ser levado em consideração’’, explica.
Outro aspecto bem percebido na visita foi a recepção da emissora. Segundo o professor, a experiência se inicia no caminho até o local, com o atendimento do motorista, a limpeza do ônibus, a organização, as instruções dadas aos alunos, o cuidado e o acolhimento, incluindo a distribuição de lanches. Além disso, os próprios colaboradores tratavam-se muito bem entre si. “Percebi o tratamento entre os próprios colaboradores, para além de com as visitas […] a emissora é bem família’’, afirma.
Segundo o produtor Samuel, a demanda de visitas e caravanas na emissora começou há muito tempo e desde sempre o público foi a maior prioridade. “O SBT criou o Departamento de Auditório […] é muito importante para nós essa visitação de vocês porque traz pra gente muito prestígio né […] porque o Grupo Silvio Santos já passa pra nós que a prioridade maior da emissora, do Grupo Silvio Santos, é receber o público da melhor forma possível’’, afirma
A emissora se preocupa com toda a experiência dos visitantes, desde o transporte, alimentação, laboratório médico disponível, entre outros. “O público sempre foi e sempre vai ser prioridade […] sem a plateia não tem programa. O SBT é uma emissora muito família e preza por esse legado que é deixado pelo Silvio. Tanto que o Silvio nem chama de plateia, chama de colegas de trabalho’’, diz Samuel.
Antigamente não havia tour durante as visitas e convidados apenas assistiam ao programa, o que deixava a desejar para a experiência dos estudantes. Hoje, o tour é feito em todas as visitas e depende inclusive da área de atuação dos alunos. “Se vem um grupo de moda, seria muito interessante ele estar visitando o camarim, a parte onde fica o cabide, os tecidos’’, explica Samuel. A emissora pretende ainda melhorar o tour oferecido.
Além das visitas técnicas, o professor Gilmar acredita que uma outra modalidade que poderia ser oferecida aos alunos seria o convite de empresas para dentro da faculdade, a realização de uma espécie de feira de profissões para os alunos participarem.
Para ele, a maior contribuição da visita técnica é a absorção do conteúdo por parte do aluno e a visão de futuro que é trazida para os que já estão terminando o curso. “Fica uma lição bem construída, porque tudo aquilo que nós estamos falando em sala de aula, muitas vezes tem aluno que está viajando né…ele está com corpo presente, mas a mente está em outro lugar, então ele não consegue fixar aquilo […] quando você vai pra uma realidade, ele tá sentindo aquilo, ele faz parte desse contexto, e ele vê o seguinte, que as empresas e as oportunidades vão aparecer, mas as pessoas precisam também estar preparadas pra isso. Não adianta você estar lá no momento e não estar preparado’’, afirma.
O aluno Gabriel recomenda que os estudantes participem das visitas: “Além de você sair do seu habitual, de só ter aula teórica, você vai assistir praticamente uma aula prática e também conhecer ambientes novos, conhecer pessoas novas. É uma experiência muito boa, eu indico bastante’’.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM