A disciplina Ética na Comunicação possui importância fundamental na compreensão e reflexão da responsabilidade do que propagamos como comunicadores
Reportagem: Stepan Shevtsov Sena [1]
Revisão e Edição: Gabriela Francia [2]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4]
A ética é reconhecida como um conjunto de princípios e valores morais que orientam indivíduos e sociedades em seus comportamentos desde a Grécia Antiga. Grandes filósofos desencadearam discussões a respeito de tais comportamentos, estabelecendo uma base fundamental para a convivência social. Essas discussões filosóficas ainda existem na atualidade, destacando a importância contínua da ética como um guia essencial para a conduta humana.
É importante salientar que entre as primeiras leis escritas de que se tem conhecimento, temos aquelas desenvolvidas na Grécia Antiga, que reconhecem que a vontade de um único indivíduo não pode se sobrepor aos dos demais, um princípio de igualdade democrática. E assim como a democracia, a comunicação e os modelos comportamentais baseados em ações éticas evoluíram. Para exemplificar como a comunicação e a ética se relacionam, a professora Glória Tenorio Negrelos – que leciona não apenas Ética na Comunicação, como também disciplinas de Publicidade e Propaganda, no FIAM FAAM Centro Universitário –concedeu uma entrevista para a AICOM.
Quando perguntada sobre o surgimento do seu interesse pelo campo da Comunicação, ela disse:
“Sempre tive, desde que eu era bem jovem, um interesse geral pela comunicação. Lembro que minha família de imigrantes espanhóis – eles vieram nos anos 1950 para o Brasil, fugindo do governo fascista e franquista da Espanha – começaram a ter uma vida completamente diferente. Uma das dificuldades era a questão da comunicação, do idioma ser diferente. E eu, quando criança, achava estranho todas as mães estarem falando outra língua, nós não entendíamos nada. […] Com essa questão cultural, fui estimulada a ter essa clareza, ler bem, me comunicar bem. Eles também valorizavam muito a questão artística, já que tiveram dificuldades de estudo e acesso artístico”.
Após a contextualização de como a história da professora se entrelaça com o universo da comunicação, surgiu aquela pergunta mais comum, de todos aqueles que vivenciam a primeira aula de ética e moralidade: O que é a ética? Bem-humorada, a professora Glória respondeu:
“Não podemos resumir isso de uma forma simples. Eu passo a maior parte do semestre tentando fazer com que os alunos entendam a importância da ética e a importância da comunicação […]. Precisamos primeiro definir o que é ética, e para isso, precisamos entender que o coletivo está à frente do individual. Isso é um preceito ético que na minha opinião, resolve 80% dos problemas atuais. O que acontece é que estamos vivendo uma atualidade onde as pessoas colocam o individual na frente do coletivo, ou mantém um discurso coletivista com ações voltadas para o individual. A ética no Jornalismo, o que você vai dizer, é de interesse coletivo? Muitas matérias possuem apenas o headline [a manchete] de cunho sensacionalista, para que as pessoas não leiam e já saiam a falar coisas infundadas nas redes sociais. A ética na comunicação é o que você irá comunicar dentro dos preceitos éticos da sociedade.
Seguindo para a finalização do diálogo, a professora Glória comentou:
“A importância do tema está em refletir sobre como criar benefícios para a sociedade como um todo. Então a partir daí, você colocará o coletivo acima do individual. Uma das coisas mais difíceis para as pessoas é assumir o erro. Assumir que errou e corrigir, e se não há como consertar, paciência, tentar minimizar os efeitos negativos. Todas as profissões precisam manter uma ética. Todas as pessoas também precisam, e precisam ter valores claros”.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM