Trilha sonora ao vivo é parceria entre cursos de Audiovisual e Música; crítica de cinema Isabel Wittmann foi curadora da mostra especial
Reportagem: Ana Luiza Sidronio [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2] e Prof. Wiliam Pianco [3]
Na manhã de 17 de maio, o Congresso da FMU | FIAM FAAM exibiu uma versão editada do filme Metrópolis, de 1927, de Fritz Lang. A edição foi feita por Isabel Wittmann – crítica de cinema e doutoranda em antropologia pela USP – em uma apresentação que contou com trilha sonora e efeitos sonoros ao vivo por parte da orquestra sinfônica do curso de Música da FIAM-FAAM.
Metrópolis trata da urbanização acelerada e da mecanização do trabalho com acirramento das desigualdades sociais dentro de uma cidade opressora. Hoje, visto à distância, é considerado um clássico precursor do cinema mundial. Cidades repletas de arranha-céus, carros e meios de transporte aéreos dividindo as vias da metrópole e cidadãos alienados em relação ao seu próprio trabalho são alguns dos elementos que foram introduzidos ao público da ficção científica, por Metrópolis em 1927, além de apresentar ao mundo a primeira figura androide do cinema, que viria a inspirar e referenciar tantas outras depois dela, Maria.
Após a exibição, os alunos assistiram a uma palestra e tiveram um bate-papo com Isabel, que é curadora da mostra Tecnologia e Gênero, da Cinemateca FIAM-FAAM, e o professor e maestro Rodrigo Vitta, do curso de Música, que falaram sobre o processo criativo da edição do filme e da música, e sobre os reflexos e impactos de um filme tão aclamado na sociedade atual, mesmo quase cem anos após sua estreia. A palestra contou com a mediação do professor Jorge Gonçalves, da área de Audiovisual.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter.
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.