Professor Sandro Pontes, de Relações Públicas da FIAM FAAM, apresenta workshop sobre políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança e o papel da comunicação
Reportagem: Mariah Simões [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2] e Prof. Wiliam Pianco [3]
Na quinta-feira (18 de maio), aconteceu um workshop durante a 13 Semana de Comunicação, dentro do Congresso Acadêmico, com o professor Sandro Pontes, do curso de Relações Públicas da FIAM FAAM, cuja temática foi “Práticas ESG e Comunicação”. O evento aconteceu na Sala.Com, do prédio 1, do campus Liberdade.
Pontes deu início ao encontro com as definições da ESG – sigla que em inglês significa “environmental, social and governance”, ou seja, “meio ambiente, social e governança”. Em resumo, ESG aborda pontos estratégicos para qualquer organização do século 21, avaliando-a de modo a conhecer seus aspectos positivos e negativos nesse tripé.
Por meio das práticas ESG é possível perceber e efetuar ações em prol de questões sociais, que estão além da finalidade típica da corporação. Alinha-se assim o crescimento financeiro, os fins lucrativos, com benefícios ao meio ambiente, ao social e ao governamental.
“A ESG serve para o mercado de capitais, ela atende as exigências financeiras de uma corporação visualizando-a de forma externa, considerando então aspectos sociais. Ela não é uma evolução da sustentabilidade empresarial, mas sim a própria sustentabilidade, como já dizia o diretor-executivo Carlo Pereira [CEO do Pacto Global da ONU Brasil]”, conclui Sandro.
Ao longo das explicações, o professor conta que existem princípios do pacto global que devem ser considerados em sua avaliação. São eles, os direitos humanos, o trabalho, o meio ambiente e a anticorrupção. Como complemento, o professor utilizou o próprio site oficial do Pacto Global, onde encontra-se todas os princípios básicos para uma organização contemporânea.
No final da oficina, ele trouxe uma situação hipotética aos alunos para que solucionassem o caso aplicando estratégias de ESG. Os estudantes se dividiram em três grupos e definiram seus planos, logo em seguida todos apresentaram suas ideias.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter.
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.