O Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (NERA) comemora 7 anos de atividades de educação antirracista ininterruptas, com a participação ativa de alunos, egressos, professores e colaboradores do Centro Universitário FMU| FIAM-FAAM.
Em sua trajetória, o NERA conta com mais de 400 eventos promovidos e dentre as atividades, as oficinas com maior destaque foram: capoeira, grafite, musicoterapia e desenho digital.
Um ano após o início do núcleo, foi criada a revista Dumela, que tem o papel de ser o repositório, a memória das atividades que desenvolvemos com os alunos, egressos, professores, colaboradores e convidados externos. Hoje já estamos na sexta edição e é só o começo, porque ainda haverá mais publicações de textos, reportagens, resenhas e entrevistas.
O NERA também se destaca pelo projeto Sala de Leitura com o objetivo de conversar sobre a obra e a vida de autores negros, que representam a essência da educação antirracista.
O primeiro evento foi a leitura da obra da filósofa Sueli Carneiro, Escritos de uma vida, publicada em 2019, pela Editora Jandaíra. No período da pandemia, aconteceu a segunda edição, com mais de 400 inscritos, com a leitura da obra Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa, publicada pela União dos Coletivos Pan-Africanistas – Diáspora Africana, em 2018.
A terceira edição da sala de leitura, foi um debate sobre a vida e obra da professora e historiadora Beatriz Nascimento, que foi uma intelectual das mais importantes na luta contra o racismo.
O NERA também possui parceria com o Ministério Público do Trabalho, comparecimento no evento Afro Presença e promove o racial do “mercado de trabalho brasileiro”, para a inclusão de universitários negros para a diversidade no mundo do trabalho.
Estes são só alguns feitos nestes 7 anos do Núcleo de Estudos Étnico-raciais e este é apenas o começo das atividades de educação antirracista.
Atualmente, o NERA conta com coordenação de uma de suas fundadoras, a professora Maria Lucia da Silva, do curso de Jornalismo, e dos professores Eloisa Santos, do curso de Serviço Social, e Gean Gonçalves, do curso de Jornalismo.