Thiago Teles, da agência Tutu, participou de encontro que debateu a relação das empresas com os clientes por meio de personas nas redes sociais
Reportagem: Ana Luiza Sidronio [1]
Edição: Raphael Odilon [2]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4]
Entre suas atividades mensais, o Núcleo de Estudos das Redes Digitais – NERD contou, no dia 31 de março de 2023, com a participação de Thiago Teles, coordenador de marketing da Agência Tutu. A Tutu é uma agência integrada de comunicação que reúne jornalistas, assessores de imprensa, produtores editoriais, publicitários, estrategistas de marketing e mais.
Antes da experiência na agência, ele contou que começou a trabalhar aos 16 anos, e que seu primeiro contato com o marketing foi quando trabalhou como assistente numa agência de viagens.
“A rede social acontece também fora do mundo digital. Uma roda de amigos onde conversas e coisas acontecem, é muito mais forte do que o social [se referindo ao termo em inglês de social media, do mundo digital]”.
Teles explica que no caso das redes sociais digitais cada plataforma se comporta de um jeito diferente sobre o mesmo assunto. É preciso conhecer cada uma delas tentar entender o que as pessoas querem nelas.
“As redes sociais estão indo por um caminho diferente. Por incrível que pareça, as postagens diminuíram bastante e a geração Z consome muito mais serviços de mídia como o TikTok e outros apps semelhantes de vídeos curtos e conteúdos rápidos”.
Na avaliação do profissonal, muita gente não se adapta mais a essas novas plataformas, e o low profile, termo que se refere ao pouco uso das redes sociais, está na moda. “A ideia de estar em todas as redes sociais, e postando, não é mais algo visto como necessário pela maioria das pessoas, apesar das redes ainda terem milhões de usuários ativos. A melhor forma de uma empresa se comunicar é através da Brand Persona”, enfatiza.
Brand Persona
Thiago Teles explica que a Brand Persona nada mais é que um tipo de identidade de comunicação criada, especialmente, para cada uma das redes digitais de maneira diferente. Constrói-se a identidade e a personalidade de uma marca/empresa para cada rede social, assim é mais fácil se pronunciar dentro delas. Entre os exemplos de brand persona estão os perfis do Nubank e da Natura, que criaram um personagem e um tipo de linguagem para cada rede e assim conquistaram o público com o carisma desses personagens.
“Em qualquer atividade profissional hoje em dia é preciso um pézinho no social media. Só que para além das dancinhas virais, é preciso criar esse tipo de conteúdo com um laço forte com a audiência. Se todo mundo quer apostar neste tipo de conteúdo, a estratégia é: no Onlyfans as pessoas podem ter acesso a conteúdos “exclusivos” de uma determinada conta, assim como as assinaturas do YouTube e do Instagram, Twitch e outros serviços fornecem conteúdo mais pessoais”.
Sobre a criação de brand persona, Thiago acrescenta que há exemplos, como o da FecomercioSP, e outras organizações sérias, com temas considerados mais “complicados”. Portanto, não é uma prática das empresas consideradas “moderninhas” ou que nasceram no digital. Claro que a estratégia de marketing envolve profundidade e respeito ao tema/assunto a ser abordado nas mídias digitais.
“Através desses símbolos e usando analogias compreendidas por quase todo brasileiro é que, por exemplo, temos uma maneira mais atrativa de abordar esses assuntos considerados “chatos” e acessibilizar a comunicação. Nós podemos encaminhar ao público assuntos políticos através de questões culturais e comportamentais”.
Na prática, Thiago mostrou como fez uso do futebol, manifestação esportiva consumida por muitos brasileiros, para falar da reforma tributária brasileira, mudança no sistema de impostos que se debate atualmente no Congresso Nacional.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – Repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – Editor
[3] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM
[4] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM