Entidade esportiva estudantil levou FIAM FAAM aos Jogos Universitários de Comunicação e Artes em 2022 e fará parte do Liga Interestadual Universitária em novembro
Reportagem: Nick Scabello [1]
Edição: Catarina Frota [2]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [3]
Oportunidade de jogar em campeonatos esportivos, eventos que proporcionam momentos de integração, se sentir pertencente a algo que te aceita, são todas cenas clássicas de uma vida universitária, e todas essas atividades são realizadas pela Atlética de Comunicação da FIAM FAAM, a Galoco.
“Acredito que dizer que a Galoco é somente uma entidade estudantil ou uma associação acadêmica é muito raso para tudo o que somos. Promovemos e cultivamos diferentes crenças, interesses culturais e histórias que se voltam para o esporte e o tornamos algo inclusivo e plural”, afirma Fernando Mota, atual presidente da Galoco.
A Galoco existe como atlética desde 2016. Os alunos de comunicação da FIAM FAAM (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, entre outros) já tinham feito outras atléticas antes da Galoco, mas que por dificuldades, não conseguiram se manter.
A atlética organiza as equipes esportivas dos cursos de comunicação, providenciando quadras para os treinos, uniformes e ingresso aos campeonatos universitários. Em 2019, a Galoco levou seus times pela primeira vez ao JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Arte).
“Minha experiência como atleta foi incrível, estar dentro de quadra, poder vestir a camisa e dar tudo de mim, não tem sensação melhor”, disse Laisa Rocha, 23, estudante de Publicidade e Propaganda. No último JUCA, a FIAM FAAM ganhou o troféu pelo desempenho do futsal feminino.
Além da presença esportiva, a Galoco também organiza eventos universitários, como festas, encontros em bares e tabacarias e o trote dos alunos de comunicação, com o respaldo da diretoria social que cuida para que nenhum tipo de preconceito ou opressão ocorra para estragar a diversão dos alunos.
A Galoco se importa com seu lado social, em todas as gestões houve o compromisso com a pluralidade de pessoas, sem discriminação. “É uma honra poder estar a frente de uma iniciativa desse tamanho, mas uma coisa que eu sempre digo é que não existe trabalho para ser feito sozinho, divido essa importância com muitas pessoas ao meu lado que também lutam pela diversidade seja na quadra, no campo, nas piscinas ou nos tabuleiros”, diz Fernando.
Sobre o presente e o futuro da Galoco, o presidente da entidade afirma que: estamos participando do Interatléticas, campeonato com universidades e faculdades renomadas de São Paulo, e em novembro de 2023 embarcamos para Uberaba, em Minas Gerais, onde acontece o LIU, a Liga Interestadual Universitária.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter.
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora.
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.