Por: Camila Vieira Ribeiro
Editora: Lala Silva
Em 2021, Matheus Caldeira, estudante de Rádio e TV, realizou uma pesquisa para debater os desafios de engajamento dos discursos anticapitalistas no Youtube em 2020, abordando as possíveis técnicas e conteúdos dos três canais escolhidos que podem ter influenciado nesse engajamento.
Foram analisados os canais dos youtubers Jones Manoel, Sabrina Fernandes e Rita Von Hunty, todos com diferentes histórias e posicionamentos, mas a mesma essência em seus conteúdos. Os destaques da pesquisa são as análises técnicas que justificam o engajamento, ou a falta dele, nos vídeos mais e menos vistos nos canais durante o ano de 2020. Os critérios avaliados foram os títulos, compartilhamentos, interdiscursividade, formação discursiva, paráfrase e polissemia, que apesar de analisados separadamente, agem em conjunto para o resultado do engajamento.
O debate pode ser estendido para “quais pessoas irão engajar com esse vídeo?”, considerando que o compartilhamento é uma das principais ferramentas para o engajamento, segundo a pesquisa. Matheus acredita que pessoas já positivamente relacionadas com o tema, ou até mesmo neutras, tendem a se interessar mais em ouvir o que esses vídeos têm a dizer. “Quando temos um espectador que já é contra, se ele ouve alguns gatilhos, talvez ele já não acesse o vídeo. Aqui entramos na questão da interdiscursividade, o discurso sempre vai em cima de outro discurso”, complementou Matheus. ”Essa ideia pega muito quando pensamos na ditadura. Foi um período onde o único objetivo era, basicamente, controlar essa ebulição dos discursos anticapitalistas”.
Por fim pode-se notar que o discurso abordado nos vídeos é o principal fator do engajamento, com influência de um título que o introduz com clareza e fiéis apoiadores da ideologia, até o grupo minoritário em que os donos dos canais pertencem, se tornam fatores secundários. “No caso de outras figuras como o Fernando Holiday, uma figura negra, tem um engajamento muito forte porque ele vai de encontro com esse discurso capitalista, às vezes com um engajamento muito maior do que outras pessoas que não são de minorias sociais”. Concluindo que o principal fator seja realmente o discurso anticapitalista.