Reportagem: Igor de Carvalho Uliana [1]
Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [2] e Profa. Nicole Morihama [3]
Chegando próximo do seu final, a 12° Semana da Comunicação da FMU FIAMFAAM contou com mais uma excelente oficina prática de forma presencial na faculdade. Na quinta-feira, 27/10, mediado pelo professor Efrem Pedroza e pela professora Natália Guimarães, foi realizado em um dos laboratórios, a oficina com o tema “Estudo de caso em roteiro, direção de arte e direção de fotografia”.
O evento contou com alunos de vários cursos, entre eles, Jornalismo e Prod. Audiovisual. Para iniciar, os professores separam o roteiro de um filme bem conhecido para usar de exemplo, o drama criminal “Cidade de Deus”, de 2002 dirigido por Kátia Lund e Fernando Meirelles. Apesar de não ser o roteiro final que foi trazido, pois o mesmo foi explicado que para uma grande produção como essa, são feitas várias edições e cortes no roteiro, para que no final fique o que vemos nas telinhas.
Continuando no mesmo roteiro de “Cidade Deus”, foi passado partes do filme em vídeos no Youtube e os mediadores nos mostraram como são descritas no roteiro, e explicando que é importante para se fazer um bom roteiro, descrever bem como vai funcionar cada take, para que no fim, quando assistirmos, podemos pegar todo o contexto que foi elaborado. Para isso, saber montar o roteiro é o principal, saber organizar as informações e termos. A criação do Roteiro é a primeira etapa antes de começar a produzir qualquer coisa.
Em seguida, foi mostrado um modelo de roteiro feito por um dos alunos do professor, que serviu como um bom exemplo, já que nele, estava bem descrito o cenário, e o que tinha que estar na cena junto os personagens e assim criar um ambiente para o filme.
Para manter a linha de pensamento, entrando na parte da direção e arte e de fotografia, que muitas vezes trabalham em conjunto na produção. Os mesmos de cada equipe recebem um modelo do roteiro finalizado. Foi mostrado também, os tipos de planos de fotografias, que durante as filmagens, são usados frequentes para fazer uma cena, entre eles, temos os tipos de Planos como são chamados: Plano Geral, Plano Americano, plano Médio, Plano Médio Curto, Primeiro Plano, Primeiríssimo Plano, Plano Detalhe. Também foi falado dos tipos de enquadramento de câmera, Plongée e Contra-Plongée, que é usado para trazer uma sensação sobre quem o vê pela tela, um por exemplo, para representar a falta de poder sob o personagem é usado a câmera que cima para baixo, ou Plongée. E quando mostrar um personagem poderoso, usar o enquadramento de baixo para cima, dando uma maior visibilidade para o protagonista, assim Contra-Plongée.
[1] Estagiários de Jornalismo AICom
[2] Supervisor de estágio AICom
[3] Coordenadora do curso de Jornalismo FIAMFAAM