Com que roupa vou capa

COM QUE ROUPA EU VOU?

Reportagem: Camila Ribeiro [1]

Supervisão: Prof Wiliam Pianco [2] e Profa. Nicole Morihama [3]

Não, essa não é uma palestra sobre o dress code ideal para cada tipo de evento. A não ser, é claro, que o evento seja conquistar seu futuro e estar “com a roupa de ir” para o próximo passo da sua carreira. Fernando Pavan, 37 anos, Creative Strategist da Agência LaBof, realizou sua primeira palestra durante a 12ª Semana de Comunicação do FMU FIAM FAAM e contou, resumidamente, os altos e baixos de sua carreira e a importância de ser resiliente e estar pronto para se reinventar e começar de novo.
Foi nos vestiários dos jogos de futebol de várzea e em sua banda no início dos anos 2000 que Fernando começou a entender sobre preparo emocional, amizades e relacionamentos. Lições importantes para a vida, mas que, só no futuro, ele entenderia que seria também para a instabilidade profissional. Na faculdade, ele tinha certeza, ser diretor de arte era chegar no auge da carreira e assim se sentiria realizado. Formado em Publicidade e Propaganda, Fernando iniciou a carreira como operador de VT, e com essa pequena contribuição para as campanhas de grandes marcas, ele já se sentia mais próximo da profissão.

As oportunidades continuaram aparecendo e os cargos subindo em novas empresas, mas algo começou a perder o sentido para Fernando nesse meio tempo, até mesmo o tão sonhado cargo de diretor de arte, o fazia sentir que algo estava faltando. A frustração por se sentir deslocado dentro da área em que tinha tanta certeza que era sua paixão, o fez procurar por novos desafios. Nesse meio tempo, os trabalhos variaram de animador de festa infantil a abrir uma marca de roupas, que após dois anos e muito dinheiro investido, também não deu certo.
Esses momentos são mais comuns na carreira de muitas pessoas do que nos é mostrado, e pra Fernando não foi diferente, a frustração aumentou e naquele momento, ele viu a oportunidade de voltar alguns passos para poder crescer novamente. Começou a estudar design, se colocar novamente na posição de aprendiz e se reconectar com o seu início, esse era o impulso que faltava.

E claro, os relacionamentos que Fernando sempre valorizou, desde o vestiário dos jogos na adolescência, voltaram a mostrar sua importância. Um reencontro com seu amigo, Bruno Bernardes, uma amizade de mais de 30 anos, fez nascer a Labof, muito além de uma agência, um negócio que ajuda grandes marcas a contar suas grandes histórias de um jeito nada tradicional, uma área que esses sócios dominam muito bem.

Ser o primeiro a chegar e último a ir embora da empresa tinha um propósito. Fernando queria algo grande, o briefing dos sonhos, entregar uma campanha do tamanho da sua história e esforço. Esse dia chegou, o briefing para a campanha de uma grande empresa onde ele poderia canalizar todos os aprendizados de sua carreira. E o que parecia ser o topo, o fim da linha, se tornou apenas o começo e o combustível para tomar um café, escolher uma roupa de manhã e ir atrás do próximo sonho.

[1] Estagiária de Jornalismo AICom

[2] Supervisor de estágio de Jornalismo AICom

[3] Coordenadora do curso de Jornalismo FIAMFAAM