SEO

A importância do SEO

No segundo dia da 12° Semana de Comunicação do FMU FIAMFAAM, a professora e doutora em Comunicação, Carlise Borges, falou sobre a importância de se compreender o SEO

Reportagem: Thomaz H. Dionizio Mendes [1]

Edição: Rafael Alves [2]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

O primeiro ponto a ser entendido é o significado: SEO é uma sigla em inglês, que significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). Já faz muito tempo que o marketing existe, porém, hoje é necessário entender como fazê-lo na internet e de forma eficiente.

Seja você é uma empresa, pessoa pública, atleta… é preciso ser fácil te encontrar na internet. E é nisso que consiste o SEO, utilizar estratégias e conceitos já estabelecidos, para que os usuários sejam atraídos para chegar ao destino que nós queremos que ele chegue.

Dito isso, é possível perceber como as relações públicas estão diretamente relacionadas com o SEO, pois o primeiro passo é conhecer o usuário. Tal como em qualquer relação entre pessoas. Para conhecê-lo é preciso atraí-lo e para isso se usa a isca.

Também chamada de Lead, a isca nada mais é que uma troca, onde eu ofereço um produto simples em troca de dados como: e-mail, telefone, idade, gênero e assim por diante. Com esses dados obtidos, torna-se possível manter o contato com esse usuário e saber o que ele quer ou quais soluções ele busca na internet. Quando esses dados são obtidos de vários usuários, torna-se possível criar o que no SEO é chamado de “Buyer persona”, ou seja, você consegue traçar uma “média” das características desses usuários e ter uma noção geral de como o seu público alvo é de fato.

Claro que parece que isso só se aplica para a venda de produtos, mas não. Seu perfil no LinkedIn, por exemplo,  também pode seguir esses princípios. Se é você usuário do LinkedIn e quer um emprego, por exemplo, precisa saber a maneira certa de ser descoberto por aqueles que estão ofertando emprego na sua área.

Agora vem a parte mais importante, a “encontrabilidade”. É a ideia de como fazer o usuário encontrar aquilo que ele tanto quer. Isso é feito através das palavras-chave. São palavras que estão diretamente relacionadas com aquilo que você oferece, e quanto mais elas estiverem presentes melhor. Depois de descobrir as palavras-chaves, você deve pensar: como o usuário procuraria por isso? Então, depois disso, você elabora uma possível frase-pergunta. É importante destacar que as frases-perguntas são aplicadas principalmente a anúncios pagos, aqueles em que o anunciante aplica dinheiro para ficar em evidência nos buscadores da internet.

Carlise também chamou bastante atenção aos três pilares do SEO, que são: tecnologia (toda a parte estrutural e estética dos sites, ser fácil de usar), conteúdo (o conteúdo da página deve ser relevante e de qualidade) e autoridade (quanto mais links para outras páginas que tenham credibilidade no assunto melhor).

Por fim, mas não menos importante, vem o conceito de ”escaneabilidade”. Esse conceito visa deixar a leitura da página mais fácil e agradável. Como já foi dito, o conteúdo deve ser de qualidade, porém é necessário saber diagramá-lo da maneira correta. Assim que o usuário abrir a sua página, o cérebro tem que achar uma lógica de leitura, isso não acontecerá se a página estiver “jogando” várias informações de maneira aleatória.

Agora que você já foi apresentado aos princípios do SEO, pode aplicá-los para otimizar seu site ou perfil. Lembre-se sempre: a primeira impressão é a que fica.

[1] Estagiário de Jornalismo AICom

[2] Estagiário de Jornalismo AICom

[3] Supervisor de estágio de Jornalismo AICom

[4] Coordenadora do curso de Jornalismo FIAMFAAM