Profissionais de Publicidade e Propaganda relatam a preocupação constante com o ESG.
Por: Ana Beatriz Alves[1]
Revisor: Victor Barrelo A. Ferreira [2]
Editora: Beatriz Macedo [3]
Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª Nicole Morihama [5]
Nesta sexta-feira (29) aconteceu o último dia da Semana Acadêmica da FIAM-FAAM. No período noturno contamos com a presença do Gerente de Comunicação de marca da Natura, Gabriel Morais, e também de Luiz Almeida, docente do Centro Universitário FMU|FIAM-FAAM, ambos são doutorandos e mestres pela Universidade de São Paulo.
Os especialistas contaram um pouco da importância do desenvolvimento sustentável dentro da área de Comunicação e Marketing. “O Desenvolvimento sustentável que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades”.
A sigla ESG- Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e Governança – foi cunhada em 2004 e serve para promover sustentabilidade e responsabilidade social em diversos locais, é uma preocupação constante principalmente para as empresas que, estão incentivando seus funcionários cada dia mais a se adequarem e cumprir estes avanços.
Luiz iniciou a palestra ressaltando que, nós, como sociedade devemos consumir com sustentabilidade, e que para isso, temos que ter noção de que a sustentabilidade é ambiental, social e econômica, estes pilares devem permanecer e crescer a longo prazo, ele também exemplificou diversas ações que empresas brasileiras e estrangeiras já estão realizando. “O marketing é uma questão de relacionamento, não só com os consumidores do seu produto, mas sim com todos os tipos de públicos presentes na sociedade. Hoje o profissional de Comunicação de Marketing precisa estar preparado para considerar as metas ESG´s nas iniciativas nas quais trabalha”, afirmou o docente.
Em seguida, o palestrante Gabriel Moraes realizou uma apresentação para demonstrar como é aplicado o conceito dos ESG´s dentro dos ambientes corporativos e como cada campanha e ação de sustentabilidade pode impactar dentro das marcas. Moraes acredita que trazer pautas relevantes, com frequência, pode auxiliar no âmbito da comunicação e isso vale tanto para o pilar ambiental, quanto para o social e econômico.
Antes de finalizar, os palestrantes deixaram sugestões para melhorar o entendimento do ESG, o livro “Marketing 3.0, dos autores Iwan Setiawan, Hermanwan Kartajaya, Philip Kotler. E, o filme “Abercrombie & Fitch: Ascensão e Queda”, que está disponível na plataforma da Netflix.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo. FMU/FIAM-FAAM